Como a consolidação de cargas pode ajudar a sua loja virtual a reduzir gastos com frete

Como fazer a consolidação de cargas para e-commerce e reduzir custos no frete

Um dos maiores dilemas no e-commerce é reduzir as taxas de rejeição e fidelizar seus clientes. Por isso, muitas lojas online trabalham com margens de lucro baixíssimas para ofertar bons preços e se manterem competitivas.

Logo, toda economia é bem-vinda, principalmente no que diz respeito ao frete, que é um dos fatores que mais influencia nos abandonos de carrinho.

Uma otimização que traz muitos resultados é a consolidação de volumes.

Confira a seguir como funciona a consolidação de volumes para e-commerces e como a tecnologia pode auxiliar na implementação dessa solução para reduzir fretes.

O que é a consolidação de volumes?

No mundo do comércio eletrônico, a eficiência logística é um fator crucial para o sucesso de um negócio.

A otimização dos processos de transporte e entrega é essencial para garantir a satisfação do cliente e, ao mesmo tempo, reduzir os custos operacionais. Uma estratégia que vem ganhando destaque nesse cenário é a consolidação de volumes.

Esse procedimento é aplicado para as vendas com mais de um produto, chamadas de ”vendas compostas”. Ele consiste em agrupar os vários volumes de compra para um único volume, a fim de otimizar as dimensões das embalagens e assim, reduzir custos.

Como funciona a consolidação de cargas para e-commerce

A consolidação de volumes é uma técnica de logística que consiste em agrupar diferentes pedidos de clientes em um único envio.

Ao invés de enviar cada pedido separadamente, a empresa reúne esses itens em um único pacote, que é enviado de forma mais eficiente, reduzindo o número de remessas e, consequentemente, os custos de frete.

Para realizar a consolidação de volumes, é necessário um sistema eficiente de gestão, que permita acompanhar a disponibilidade dos produtos em tempo real.

Além disso, é necessário um planejamento cuidadoso para garantir que os pedidos sejam agrupados de forma inteligente, levando em consideração fatores como tamanho, peso e destino.

Sendo mais específico e utilizando os Correios como exemplo, o valor do frete é calculado por volume (individualmente), independente se na vida real você enviou os volumes no mesmo pacote.

Veja um exemplo abaixo de como a consolidação funciona:

A precificação de encomendas dos Correios é por metas. Até X KG e com X dimensões o valor do frete é R$ X.

Efetuamos cálculos para comparar nos Correios os valores do frete em uma situação que não utilizamos a consolidação de volume e em outra, onde utilizamos. Veja abaixo:

  • Produto 1: 20 cm x 20 cm x 15 cm, com o valor de R$ 150,00, pesando 1,20 KG
  • Produto 2: 16 cm x 16 cm x 15 cm, com o valor de R$ 200,00, pesando 1,50 KG

Valor do frete sem consolidação de volumes:

  • PAC – Contrato agência: R$ 43,00
  • SEDEX – Contrato agência: R$ 68,20
  • PAC – Contrato grandes formatos: R$ 201,00

Valor do frete com a consolidação de volumes:

PAC – Contrato agência: R$ 25,50
SEDEX – Contrato agência: R$ 39,64
PAC – Contrato grandes formatos: R$ 104,50

Vale ressaltar que o valores variam de acordo com o CEP de destino e entrega, categoria, dimensões e peso do produto.

A economia gerada com a Consolidação de Caixas varia de acordo com as especificidades dos produtos da compra, mas a média é de uma economia de 20% no preço do frete, podendo chegar até 40% de economia.

exemplo de consolidação de volumes através da Frete Rápido

Benefícios da consolidação de cargas na redução de gastos com frete

A consolidação de volumes traz diversos benefícios para as empresas de e-commerce, mas o principal deles é a economia de custos de envio.

Ao agrupar múltiplos produtos em um único envio, as empresas podem aproveitar melhor o espaço disponível nos veículos de transporte.

Isso resulta em uma redução nos custos de frete por unidade, pois é possível enviar mais produtos em uma única remessa.

Essa economia pode ser significativa e impactar positivamente a margem de lucro da empresa.

Tecnologia para realizar a consolidação de volumes de forma eficiente

A consolidação de volumes é comprovadamente importante para alcançar uma redução no valor do frete, podendo ofertar opções mais em conta para os consumidores.

Entretanto, para apresentar diversas opções de fretes no e-commerce, é importante contar com a tecnologia.

Isso porque todos os processos burocráticos contratuais são repetidos para cada empresa de transporte contratada, o que torna a implementação manual praticamente inviável para a maioria dos e-commerces.

Sabendo dessa necessidade, a Frete Rápido desenvolveu a tecnologia necessária para que todo e-commerce utilize essa funcionalidade.

Através de nossa automação logística, a loja virtual consegue realizar a consolidação de volumes para conseguir alcançar valores mais em conta para os consumidores, aumentando as chances de vendas e diminuindo o risco de abandono de carrinho.

Além disso, a nosso TMS oferece uma performance de cálculo de frete com retorno em menos de 20 milissegundos. Isso evita que o seu cliente deixe a página por conta da demora na aparição dos valores de frete.

calculo-de-frete-fr

Outro ponto positivo é que a partir do nosso sistema para e-commerce a sua equipe não precisa ter contrato com todas as transportadoras e, caso tenha contrato com os Correios, por exemplo, você pode utilizar nosso módulo offline dos Correios.

No TMS da FR, você consegue gerenciar todas as etapas de entrega, desde cálculo de frete até o rastreio da mercadoria e a confirmação da entrega.

Nosso diferencial é ofertar ao cliente soluções pensadas e criadas para agregar valor em toda a jornada de compra, como:

  • Comunicação com transportadoras;
  • Cotações de frete em alta performance nos seus canais de venda;
  • Gestão de despacho;
  • APP delivery e Last Mile;
  • Rastreio automatizado;
  • Gestão e auditoria;
  • Logística reversa.

Além do cálculo de frete preciso e rápido, a contratação do frete e o rastreio por SMS ou e-mail do cliente, os e-commerces também podem utilizar a Consolidação de volumes sem custo adicional no plano.

Para entender como o TMS da FR pode dar mais agilidade, segurança e assertividade na sua gestão logística para e-commerce, clique aqui e conheça todas as funcionalidades do sistema.

Head de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o Hub de transporte digital para médias e grandes empresas do comércio eletrônico.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Frete Rápido utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site você concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.