
Eu poderia passar muito tempo citando aqui motivos para você se preocupar com a segurança de dados do seu site, mas vou citar somente dois. A, os visitantes do seu site se preocupam (e muito) com isso. B, seu e-commerce precisa proteger os dados de compra dos seus clientes.
As pessoas que visitam seu site se preocupam com a segurança de seus dados, como endereço, CPF, número de cartão e por aí vai. Por isso, você precisa garantir que seus visitantes se sintam seguros, demonstrar a eles que você se preocupa com eles.
Transparecer essa segurança irá melhorar suas taxas de conversão, pois contribui para a experiência de compra do cliente. E se você aceita as transações em sua loja, você é obrigado a utilizar ferramentas de proteção. (vide LGPD).
Um exemplo de medida de segurança necessária, é a utilização do SSL.
O que é SSL?
Secure Socket Layer (SSL) é um tipo de segurança digital que permite a comunicação segura (criptografada) entre um navegador e um site. Geralmente, você identifica se um site utiliza o SSL através de sua url, que começa com https://, onde o S significa “secured”, seguro, protegido. Ele funciona como uma proteção para os dados que seus visitantes inserem em seu site e impede que um invasor roube informações cadastrais.
O processo inicia-se pelo visitante, quando ele solicita contato com um site que utiliza o SSL, o navegador (Chrome e por aí vai), solicita o envio do Certificado Digital e verifica se está tudo certo com o certificado em questão.
Após essa verificação as mensagens podem ser trocadas. Essa conexão é como uma fechadura com duas chaves, uma para criptografar e outra para decifrar a porta.
Importante dizer que, assim como o valor do frete, a segurança melhora a experiência de compra do seu cliente, por isso selos são boas saídas para demonstrar aos seus visitantes que seu site está protegido.
Artigos da série “Dicas para e-commerce: Como criar uma loja virtual do zero“
Como criar uma loja virtual do zero
Dicas para escolher seu nicho de mercado
O que é uma Plataforma de e-commerce?
Como receber pagamentos online
Dicas proteger os dados inseridos em seu e-commerce (você está aqui)
Marketing para atrair e engajar os visitantes
Escolha o ERP ideal para sua loja
Dicas para escolher o melhor integrador para seu e-commerce