Automação Logística: práticas eficientes para e-commerce

Automação Logística: práticas eficientes para e-commerce

A automação logística no e-commerce se tornou um grande desafio para empresas do comércio digital.

Isso porque a competitividade do mercado tem feito com que essas empresas busquem maneiras de reduzir custos para conseguirem ofertar produtos com bons preços. Principalmente, porque muitas operam com a margem de lucro baixíssima, quase no limite.

Neste contexto, a automação logística é capaz de aumentar a capacidade de retorno de investimento, resultando em economia significativa na operação logística da empresa, seja B2B ou B2C.

Confira no conteúdo abaixo como a automação logística pode ser aplicada no e-commerce e os principais desafios encontrados nesse processo. Boa leitura!

O que é automação logística para e-commerce

A automação logística é um processo pelo qual as tarefas e atividades relacionadas à logística são executadas de forma automatizada, utilizando tecnologia e sistemas avançados.

No contexto do e-commerce, a automação logística desempenha um papel crucial no aprimoramento das operações de armazenamento, processamento de pedidos, rastreamento de envios e integração com transportadoras.

Essa automatização ajuda a dar mais agilidade aos processos, eliminando a margem de erro que poderia acontecer com a intervenção humana. Além disso, também pode acabar gerando dados importantes a serem utilizados para melhorar a estratégia e a eficiência da operação.

Como é o caso do uso de sistemas de gestão para acompanhar todo o ciclo da cadeia de suprimentos.

Como a automação pode ser aplicada no e-commerce?

Diversos processos logísticos do e-commerce podem ser automatizados, visando aprimorar a eficiência e a produtividade. Alguns desses processos incluem:

Centralização de processos e informações da operação

É importantíssimo ter uma boa variedade de opções de frete para ofertar ao consumidor, pois melhora as taxas de conversão ao aumentar a possibilidade das opções se adequarem à agenda do cliente.

Todavia, acessar vários sistemas diferentes para solicitar cotação torna-se um gargalo na operação de qualquer empresa. Além disso, possuir informações pulverizadas em vários locais dificulta o acesso a elas, aumentando o gasto de tempo e demanda do operador logístico.

Nessa perspectiva, a automação logística proporciona centralização na operação da empresa, pois é possível concentrar as informações em uma só integração.

Como, por exemplo, a possibilidade de utilizar o serviço de várias transportadoras e ter seus rastreios num só lugar, podendo enviar suas atualizações de maneira automática aos clientes.

Oferta de diferentes opções de frete

Contratar transportadora é algo burocrático e exige o desenvolvimento de integração. Geralmente, a abrangência ou os valores e prazos de uma única transportadora não são suficientes para atender as necessidades de um e-commerce.

Assim, surge a necessidade de mais empresas de transporte, o que gera mais custos contratuais e de integração. Afinal, cada integração é realizada de uma maneira diferente, para sistemas diferentes.

É nessa necessidade que a automação logística também proporciona grandes possibilidades para o e-commerce.

Isso porque ela conecta empresas, B2B e B2C a empresas de transporte, podendo variar as opções de entrega com uma única integração e sem ter contrato com cada uma dessas empresas de transporte.

O TMS FR, por exemplo, integra as transportadoras dos lojistas aos canais de venda, permitindo que o lojista usufrua de uma integração confiável, cálculo de frete nos canais de venda, rastreio e gestão de toda jornada de compra.

Redução de erros operacionais

Os erros operacionais influenciam diretamente na experiência de compra do cliente.

Todavia, tudo que é operado manualmente de maneira repetitiva e constante está sujeito a erros. Assim, a automação logística não elimina a necessidade do operador logístico, ela otimiza sua função.

Por exemplo, grande parte das demandas do SAC é em função da ansiedade do cliente em saber sobre sua encomenda. Assim, em vez do operador fazer tarefas manuais e repetitivas, como entrar nos sistemas para pegar o rastreio e enviar atualizações, ele passa a apenas habilitar o envio automático.

A Frete Rápido possui alguns cases de sucesso onde o time de operações encontrava dificuldades em sincronizar as notas fiscais e as etiquetas de frete dos pedidos para a realização do picking e packing. O TMS FR auxiliou na automação desses processos e permitiu que os lojistas eliminassem os erros e aumentassem a produtividade do time de backoffice em 30%.

Cotações de frete precisas

Com várias opções de frete, precisa-se de tecnologia para realizar os cálculos de frete e retornar com precisão os para o cliente no carrinho de compras.

Os resultados das cotações são retornados do back-end do e-commerce, onde estará configurado para exibir as ofertas com menor preço ou prazo.

Assim, elimina-se a discrepância entre os fretes pagos pelos clientes ao e-commerce e o valor pago pelo e-commerce para a transportadora.

Consolidação de volumes

Este é outro ponto importantíssimo, onde os valores dos fretes podem ser reduzidos em até 40% do seu valor a partir da automação.

A consolidação de volumes é aplicada para pedidos com mais de um produto a ser enviado para o mesmo destino, simultaneamente. Assim, enquanto o cálculo do frete geralmente é feito individualmente para o envio de cada produto, a consolidação de volumes consegue agrupar os produtos em caixas para a otimização do preço.

Com a tecnologia exclusiva do TMS FR, o lojista tem mais precisão e economia no cálculo de frete, ao considerar no carrinho de compras, as embalagens utilizadas pelo time de backoffice.

Veja aqui o post completo sobre a consolidação de volumes.

Contratação do frete

Após a finalização da compra, quando o pagamento é aprovado, é feita a contratação do frete. Essa pode ser feita em lista ou importação, escolhendo a transportadora que melhor atender ao cliente.

Com a automação, ela também pode ser feita de maneira automática, contratando a mesma transportadora que o cliente escolher. Assim, a contratação do frete é ativada por um gatilho, como “venda aprovada” ou “pedido faturado”.

Ao automatizar esse processo, o operador economiza tempo, agenda a coleta com a empresa de transporte contratada e já tem em mãos a etiqueta de envio pronta para impressão.

Rastreamento

Gasta-se muito tempo identificando quais transportadoras enviaram quais produtos de quais clientes. Assim como atender a clientes ansiosos por saber novidades das encomendas.

O consumidor acessa em média, 60 vezes a tela de rastreio até que a encomenda seja entregue, segundo o estudo “O comportamento do consumidor na tela de rastreio”.

Ao utilizar ferramentas de automação no rastreio, as informações são centralizadas em um só painel, independente da empresa que está realizando a entrega. Além disso, é possível habilitar o envio automático das ocorrências do rastreio por SMS ou para o e-mail do cliente.

Clientes FR como a Bom Pastor, reduziram em 60% os chamados no SAC ao implementar os processos de automação fornecidos pelo TMS FR.

Dashboard Logístico

A análise e reflexão sobre o que foi realizado é de suma importância para o bom funcionamento do negócio.

Baseado nisso, ao utilizar a automação na logística do e-commerce, é possível contar com ferramentas que disponibilizam um dashboard logístico. Nele, o operador pode encontrar métricas e KPIs relacionados à operação logística da empresa.

Assim, é possível ter uma visão macro sobre os processos e todo embasamento para tomadas de decisão, enxergando onde a empresa tem mais potencial de crescimento, ou o que tem sido executado com deficiência, por exemplo.

Desafios enfrentados na automação logística para e-commerce

Embora a automação logística traga uma série de benefícios, também é importante estar ciente dos desafios que podem surgir ao implementá-la. Alguns desses desafios incluem:

Resistência à mudança e treinamento da equipe

A automação logística pode exigir uma mudança na cultura e nos processos da empresa. Por isso, é fundamental garantir uma transição suave e fornecer treinamento adequado para a equipe lidar com as novas tecnologias e processos.

Gerenciamento de dados e segurança

A automação logística envolve o manuseio de grandes volumes de dados, incluindo informações confidenciais dos clientes. É crucial implementar medidas de segurança adequadas para proteger esses dados contra violações e garantir a conformidade com as regulamentações de privacidade e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Integração com sistemas

Ao optar pela automação de processos logísticos, é importante escolher ferramentas que ofereçam uma integração perfeita com os sistemas existentes da loja virtual.

Como é o caso do sistema da Frete Rápido, onde você centraliza toda a operação e realiza a gestão de pedidos de forma eficiente.

Portanto, a Frete Rápido, líder em TMS para e-commerce na América Latina, proporciona ferramentas essenciais para qualquer operação logística funcionar de maneira saudável em apenas uma integração. O que demandaria uma equipe de tecnologia muito maior para utilizá-las separadamente.

Ao adotar o sistema da Frete Rápido, o seu e-commerce conta com funcionalidade essenciais como:

  • Gestão e integração de parceiros de entrega;
  • Confiabilidade de dados para tomada de decisão;
  • Auditoria de frete;
  • Cálculo de frete com retorno rápido de apenas 20 milissegundos;
  • Consolidação de volumes;
  • Gestão de despacho;
  • Gestão de todas as etapas do Delivery/Last Mile;
  • Rastreio em tempo real;
  • Roteirização;
  • Comprovação de entregas e muito mais.

A Frete Rápido é a melhor ferramenta de automação logística do mercado e atende empresas B2B e B2C com projetos e valores sob medida para cada operação.Se você precisa otimizar todos esses processos na sua loja virtual, diminuir erros e reduzir custos, clique aqui e converse agora com nosso time de especialistas.

Head de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o Hub de transporte digital para médias e grandes empresas do comércio eletrônico.

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