Como a Velocità cresceu 300%
com a ajuda da Frete Rápido

Sobre a Velocità
A história da Velocità começa em 1996, no Bairro dos Jardins em São Paulo. A empresa, com quatro fundadores, tinha como foco, atender profissionalmente do varejo esportivo. Entretanto, a afinidade dos fundadores com a corrida influenciou nos rumos da empresa, que aos poucos se desvencilhou de outros esportes para se tornar a primeira empresa especializada em corrida de São Paulo.
A Velocità teve um papel fundamental para o desenvolvimento do mercado na região, no que diz respeito ao life style, ao investir em tecnologia e desenvolvimento de metodologias de treino, que por consequência aproximaram a marca e o time com os consumidores.
Além de ser a primeira empresa do país a ter o teste de pisada em tempo integral, participou de forma pioneira de movimentos de fomento, como a estruturação do Guia do Tênis, publicado nacionalmente.
Atualmente a empresa possui três lojas físicas, localizadas em Jardins, Moema e Pinheiros, além de uma forte participação nos eventos especializados, como maratonas regionais e nacionais.



Sumário
- O nascimento da loja virtual e as necessidades da logística
- Necessidades do e-commerce
- Alternativas de frete
- Automação de processos no backoffice
- Informações do pedido
- Novas opções de entrega
- Melhoria na performance do cálculo de frete
- Integração e automação de processos do backoffice
- Informações automatizadas dos fretes
- Necessidades do e-commerce
- Alternativas de frete
- Automação de processos no backoffice
- Informações do pedido
- Novas opções de entrega
- Melhoria na performance do cálculo de frete
- Integração e automação de processos do backoffice
- Informações automatizadas dos fretes
O nascimento da loja virtual e as necessidades da logística
A marca começou seus movimentos no digital em 2007, mas foi em 2014 que o e-commerce passou a ser acelerado dentro da operação, começando pela melhoria das ferramentas de ERP e plataforma.
Com a loja virtual utilizando Magento, a diretoria da marca passou a enxergar a loja virtual como o futuro, onde o físico se une ao digital, e em 2017 a marca alavancou sua performance no mundo virtual.
A partir de 2018 o e-commerce passou a representar 30% do faturamento total da marca, considerando as lojas físicas e os eventos de corrida, onde a empresa é presença confirmada.
Necessidades do
e-commerce
Conforme a operação do e-commerce começou a aumentar, notou-se uma dependência muito grande com relação aos Correios e dificuldade em encontrar transportadoras parceiras para compor o ecossistema da marca. As greves frequentemente impactavam as vendas da loja pois não havia nenhuma outra opção caso os Correios não pudessem atendê-lo.
A plataforma Magento da loja realizava o cálculo de frete através da integração via API com os Correios, a conhecida instabilidade deste serviço faz com que a loja virtual fique sem retorno no cálculo de frete, como medida paliativa, foi adotado o modelo de tabela de contingência dos Correios, que por sua vez, ficava obsoleta a cada atualização dos Correios e ocasionava em divergências no valor do frete.
O relacionamento com o cliente também sofria muitos impactos quando ocorria algum imprevisto com as encomendas, como atrasos, extravios ou roubos, pois o atendimento não era prestado em tempo hábil, deixando assim, a loja sem informações atualizadas para passar ao cliente.
Alternativas de frete
Automação de processos no backoffice
Informações do pedido
Mudanças na operação com a parceria Velocità e Frete Rápido
A pandemia foi um divisor de águas para a Velocità, pois toda sua estrutura estava preparada para os desafios vividos, a loja virtual chegou a representar 90% do volume de vendas, todo seu ecossistema estava alinhado de forma escalável e os processos logísticos automatizados. Esse fator permitiu que a loja virtual crescesse sem que seus custos crescessem de forma proporcional.
Com a chegada da Frete Rápido, alguns fatores fundamentais mudaram.
O processo logístico se tornou integrado, desde o cálculo de frete, emissão da nota fiscal, contratação do frete, impressão de etiquetas e atualização de status de rastreio para o consumidor e para o site.
A velocità teve acesso a novas opções de entrega competitivas para a operação, sem precisar de prospecção, contrato ou integração com cada uma delas. As transportadoras indicadas pela Frete Rápido foram inseridas no momento em que as vendas da Velocità aumentaram exponencialmente, tendo início antes e durante a pandemia, em concomitância com o aumento do valor do frete dos Correios.
Dessa forma as transportadoras parceiras trouxeram competitividade, sem que a loja ficasse refém de uma única opção de entrega.
Novas opções de entrega
Melhoria na performance do cálculo de frete
Integração e automação de processos do backoffice
Informações automatizadas dos fretes
Em 2020 a loja virtual passou a representar 50% do faturamento total da marca, ao considerar as três lojas físicas e os eventos de corrida.
A Velocità cresceu 300% graças a sua estratégia de expansão diante das oportunidades do mercado, atrelado a todo preparo de backoffice, tecnologia e estrutura no que diz respeito à logística de sua operação.



O segundo ponto foi a possibilidade de colocarmos transportadoras competitivas na operação, antes da pandemia, quando começamos a crescer rápido.
Se nós não tivéssemos a Frete Rápido conosco, sem toda essa integração de processos, seria impossível fazer o gerenciamento manual.
Graças a automação em nossa operação e com o processo todo unificado, foi possível a Velocità crescer 300% em 2020. "



Como a Velocità cresceu 300% com a ajuda da Frete Rápido.



Sobre a Velocità
A história da Velocità começa em 1996, no Bairro dos Jardins em São Paulo. A empresa, com quatro fundadores, tinha como foco atender profissionalmente as necessidades do varejo esportivo. Entretanto, a afinidade dos fundadores com a corrida influenciou nos rumos da empresa, que aos poucos se desvencilhou de outros esportes para se tornar a primeira empresa especializada em corrida de São Paulo.
A Velocità teve um papel fundamental para o desenvolvimento do mercado na região, no que diz respeito ao life style, ao investir em tecnologia e desenvolvimento de metodologias de treino, que por consequência aproximaram a marca e o time com os consumidores.
Além de ser a primeira empresa do país a ter o teste de pisada em tempo integral, participou de forma pioneira de movimentos de fomento, como a estruturação do Guia do Tênis, publicado nacionalmente.
Atualmente a empresa possui três lojas físicas, localizadas em Jardins, Moema e Pinheiros, além de uma forte participação nos eventos especializados, como maratonas regionais e nacionais.



O nascimento da loja virtual e as necessidades da logística
A marca começou seus movimentos no digital em 2007, mas foi em 2014 que o e-commerce passou a ser acelerado dentro da operação, começando pela melhoria das ferramentas de ERP e plataforma.
Com a loja virtual utilizando Magento, a diretoria da marca passou a enxergar a loja virtual como o futuro, onde o físico se une ao digital, e em 2017 a marca alavancou sua performance no mundo virtual.
A partir de 2018 o e-commerce passou a representar 30% do faturamento total da marca, considerando as lojas físicas e os eventos de corrida, onde a empresa é presença confirmada.
Necessidades do e-commerce
Conforme a operação do e-commerce começou a aumentar, notou-se uma dependência muito grande com relação aos Correios e dificuldade em encontrar transportadoras parceiras para compor o ecossistema da marca. As greves frequentemente impactavam as vendas da loja pois não havia nenhuma outra opção caso os Correios não pudessem atendê-lo.
A plataforma magento da loja realizava o cálculo de frete através da integração via API com os Correios, a conhecida instabilidade deste serviço faz com que a loja virtual fique sem retorno no cálculo de frete, como medida paliativa, foi adotado o modelo de tabela de contingência dos Correios, que por sua vez, ficava obsoleta a cada atualização dos Correios e ocasionava em divergências no valor do frete.
O relacionamento com o cliente também sofria muitos impactos quando ocorria algum imprevisto com as encomendas, como atrasos, extravios ou roubos, pois o atendimento não era prestado em tempo hábil, deixando assim, a loja sem informações atualizadas para passar ao cliente.
Alternativas de frete
Automação de processos no backoffice
Informações do pedido
Mudanças na operação com a parceria Velocità e Frete Rápido
A pandemia foi um divisor de águas para a Velocità, pois toda sua estrutura estava preparada para os desafios vividos, a loja virtual chegou a representar 90% do volume de vendas, todo seu ecossistema estava alinhado de forma escalável e os processos logísticos automatizados. Esse fator permitiu que a loja virtual crescesse sem que seus custos crescessem de forma proporcional.
Com a chegada da Frete Rápido, alguns fatores fundamentais mudaram.
O processo logístico se tornou integrado, desde o cálculo de frete, emissão da nota fiscal, contratação do frete, impressão de etiquetas e atualização de status de rastreio para o consumidor e para o site.
A velocità teve acesso a novas opções de entrega competitivas para a operação, sem precisar de prospecção, contrato ou integração com cada uma delas. As transportadoras indicadas pela Frete Rápido foram inseridas no momento em que as vendas da Velocità aumentaram exponencialmente, tendo início antes e durante a pandemia, em concomitância com o aumento do valor do frete dos Correios.
Dessa forma as transportadoras parceiras trouxeram competitividade, sem que a loja ficasse refém de uma única opção de entrega.
Novas opções de entrega
Melhoria na performance do cálculo de frete
Integração e automação de processos do backoffice
Informações automatizadas dos fretes
Em 2020 a loja virtual passou a representar 50% do faturamento total da marca, ao considerar as três lojas físicas e os eventos de corrida.
A Velocità cresceu 300% graças a sua estratégia de expansão diante das oportunidades do mercado, atrelado a todo preparo de backoffice, tecnologia e estrutura no que diz respeito à logística de sua operação.



O segundo ponto foi a possibilidade de colocarmos transportadoras competitivas na operação, antes da pandemia, quando começamos a crescer rápido.
Se nós não tivéssemos a Frete Rápido conosco, sem toda essa integração de processos, seria impossível fazer o gerenciamento manual.
Graças a automação em nossa operação e com o processo todo unificado, foi possível a Velocità crescer 300% em 2020. "


