Embalagem para e-commerce: medidas para otimizar espaço e custo no envio

Embalagem para e-commerce

Embalagem no e-commerce é crucial para a logística e deve ser avaliada para encontrar a forma mais eficiente e econômica de enviar produtos.

O mercado digital é dinâmico e rápido. O consumidor visita as lojas virtuais e busca a maior quantidade de informações possíveis sobre os produtos para poder decidir a sua compra.

Depois de realizada, vem a ansiedade, o desejo de saber onde o produto está, se chegará a tempo e em perfeitas condições.

O cliente geralmente acessa a tela de rastreio várias vezes por dia buscando informações de seu pedido. Inclusive, este é um dos fatores que tornam a tela de rastreio tão valiosa para o e-commerce.

Depois de todo esse processo, a entrega do produto é o momento mais palpável de toda a jornada, onde o cliente receberá a entrega pelas mãos da transportadora e logo na sequência, abrirá sua encomenda.

É neste ponto que a loja virtual poderá, ou não, atender as expectativas do seu cliente.

A embalagem é parte integrante de tudo isso, precisa estar em boas condições e garantir a integridade do produto. Além de proteger e resguardar os produtos, a embalagem também pode ser utilizada para encantar o cliente.

Por isso, confira a seguir quais as principais medidas para conseguir alcançar a satisfação do cliente, ao mesmo tempo que reduzir o custo de envio.

Entenda os tipos de embalagens para e-commerces

Para gestores de e-commerces, investir em embalagens adequadas vai muito além de simplesmente proteger o produto durante o transporte.

A embalagem certa pode ser um diferencial competitivo, contribuindo para a fidelização de clientes e, consequentemente, gerando mais vendas. Confira a seguir os tipos de embalagens e quando são indicadas.

Caixas personalizadas

As caixas personalizadas são uma excelente opção para transmitir a identidade da marca.

Além de proteger o produto, uma caixa bem projetada e personalizada pode surpreender positivamente o cliente, reforçando a imagem da empresa.

Envelopes acolchoados

Ideais para produtos mais leves e menos frágeis, os envelopes acolchoados são práticos, leves e econômicos.
Podem ser uma ótima escolha para otimizar custos de envio, sem comprometer a segurança do produto.

Envelopes com plástico bolha

Para produtos mais sensíveis, como eletrônicos ou itens frágeis, os envelopes com plástico bolha são uma excelente opção. Proporcionam uma camada extra de proteção, garantindo a integridade do produto até chegar às mãos do cliente.

Cuidados na escolha da embalagem

Cada tipo de produto tem suas próprias regras para ser transportado, por isso é importante escolher a embalagem certa com cuidado.

O primeiro ponto a se questionar é: qual embalagem é a melhor opção para o meu produto? Ela atende as necessidades de transporte e manuseio da mercadoria?

Por mais que pareçam perguntas simples, a partir deste ponto é possível traçar estratégias que se adequem as exigências da mercadoria e ainda otimizem a entrega.

Seja com uma embalagem específica, com diretrizes especiais ou com tamanhos diferenciados, a adequação do produto é primordial para obter um translado seguro e livre de empecilhos.

Dependendo da categoria de produtos ou experiência que sua empresa quer fornecer aos clientes, considere a possibilidade de criar embalagens sob medida, com um padrão que vá se adequar ao tipo de produto que você comercializa.

Além disso, utilizar embalagens com certificação do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – irá auxiliar para que as entregas de seu e-commerce sejam feitas de forma segura.

Além desta, outras certificações podem ser necessárias de acordo com as peculiaridades do seu negócio. Verifique quais delas são necessárias para obter maior segurança e credibilidade no transporte de seu produto.

Benefícios de Investir na Embalagem Adequada

Ao escolher pela embalagem adequada, o seu e-commerce pode se beneficiar nos seguintes pontos:

Experiência do cliente

Uma embalagem bem pensada e atrativa pode impactar diretamente na percepção do cliente em relação à marca.

Uma experiência de unboxing positiva pode gerar engajamento, compartilhamento nas redes sociais e recomendações para amigos e familiares.

Fidelização de clientes

Clientes satisfeitos com a experiência de compra tendem a retornar e se tornar clientes fiéis.

Uma embalagem de qualidade demonstra cuidado e atenção aos detalhes, fatores que contribuem para a fidelização do público-alvo.

Geração de vendas

Ao investir em embalagens personalizadas e diferenciadas, as chances de impactar positivamente novos clientes aumentam.

Uma embalagem única pode despertar a curiosidade e interesse de potenciais consumidores, levando à geração de leads qualificados.

Como a Embalagem Influencia nos Custos do Frete e do Transporte

Além de aproveitar a embalagem para encantar o cliente e gerar mais vendas, é também preciso entender a relação entre embalagem e custos para o e-commerce.

Incluindo, assim, custos de frete e transporte. Ambos, podem influenciar diretamente o preço final para o cliente.

Portanto, confira a seguir quais pontos levar em consideração na hora de escolher pela embalagem que ofereça o melhor custo-benefício para sua empresa e para seu cliente.

Peso e Dimensões

O tamanho e peso da embalagem têm grande impacto nos custos de transporte.

Embalagens muito grandes ou pesadas podem encarecer o frete, especialmente se o e-commerce utiliza serviços de entrega por peso volumétrico. Escolher embalagens adequadas ao tamanho e peso dos produtos pode contribuir para reduzir os custos de envio.

Otimização de Espaço

Embalagens que permitem a otimização do espaço, como caixas personalizadas sob medida, ajudam a reduzir o volume de carga e a maximizar a capacidade de transporte.

Isso pode resultar em economia de custos, já que mais produtos podem ser transportados em um único envio.

Sustentabilidade

Optar por embalagens sustentáveis e ecologicamente corretas não apenas contribui para a redução do impacto ambiental, mas também pode influenciar nos custos de frete.

Empresas de logística estão cada vez mais valorizando práticas sustentáveis e podem oferecer condições diferenciadas para empresas que adotam embalagens eco-friendly.

Preparando de forma eficiente a embalagem para e-commerce

Confira abaixo informações importantes para sua operação de e-commerce preparar o tratamento das embalagens da melhor forma possível.

Características e recomendações para embalo e transporte do produto

A caixa de papelão é muito usada para transportar embalagens. É recomendado usar papelão rígido com espessura de 6mm a 7mm para garantir a segurança na entrega do produto.

As paredes devem ser duplas e unir as ondas B e C, conforme mostrado na imagem. A resistência à compressão e a capacidade de absorver impactos são maiores dessa forma. Isso ajuda a evitar transtornos com perdas e danos nos produtos.

Para obter uma garantia de rigidez, você pode passar firmemente a fita gomada na extremidade da embalagem. Dessa forma é garantido uma resistência maior e seu produto ficará mais protegido durante o processo.

Identificação na embalagem para transporte

A identificação na embalagem é necessária para notificar quais são as peculiaridades de transporte do pacote. Esta linguagem é usada para identificar rapidamente e visualmente os cuidados necessários, garantindo que o produto chegue ao cliente final sem danos.

Confira os principais segmentos que exigem a identificação e/ou cuidados extras com o transporte dos seus itens:

  • Bebidas e alimentos;
  • Louças, cristais, cerâmicas, vidros – frágeis;
  • Perfumaria;
  • Produtos de limpeza;
  • Produtos farmacêuticos e para saúde – correlatados.

Cada produto tem funções únicas, então podemos usar diferentes técnicas para protegê-lo e garantir que fique seguro e bem protegido.

Boas práticas para o processo de embalagem no e-commerce

Proteção e segurança da embalagem para transporte

Para proteger o produto dentro da sua embalagem, confira os principais materiais que você lojista pode utilizar como cobertura e segurança na embalagem. São eles:

  • Almofadas de ar são usadas para proteger produtos sensíveis durante o transporte. Elas reduzem vibrações, preenchem espaços vazios na embalagem e mantêm o produto seguro.
Boas práticas para o processo de embalagem no e-commerce
  • Caixas de papelão são amplamente utilizadas para transportar cargas secas, pois não requerem cuidados especiais ou condições climáticas específicas. Com uma colmeia de papelão, você pode separar o espaço para o produto e ter mais controle sobre como ele é manuseado.
  • Fita gomada + simbologia: A fita gomada é essencial para garantir maior segurança e fixação ao lacrar suas embalagens. A simbologia complementa com as identificações e cuidados dos produtos, no qual seguindo o processo, resulta em maiores chances de uma entrega garantida.
  • Flocos de isopor são frequentemente usados para transportar eletrodomésticos. Eles são ótimos para manter os itens refrigerados e protegidos durante o transporte.
  • O plástico bolha é o melhor utensílio para proteger itens sensíveis. É leve, resistente e fácil de envolver os produtos. Dessa forma, ele complementa o pacote e o torna mais preparado para o transporte.

Como fazer o acondicionamento apropriado:

  • Invista na proteção individual e utilize plástico bolha em volta dos seus produtos;
  • Use divisórias de papelão para proteger bebidas e itens sensíveis. Separe cada produto individualmente.
  • Adicione plástico bolha ou almofada de ar para proteção extra. Essa mescla de material/técnica garante maior segurança dos produtos para o transporte;
  • Flocos de isopor garantem bom acondicionamento do produto dentro da embalagem;
  • Adicionar placas de isopor na embalagem ou criar uma grade personalizada protege o produto com custo-benefício. É uma forma de proteção extra e eficaz.
  • Em caso de número ímpar de itens dentro da embalagem, sempre preencha os espaços vazios com plástico bolha, isopor e demais. Dessa forma, a organização feita anteriormente não será alterada ou danificada no transporte;
  • Sempre mantenha o produto bem fixado dentro da embalagem para garantir uma entrega segura e uma boa experiência para o cliente.

Avaliação de custos

Depois de considerar todas as especificações técnicas relacionadas as embalagens, que foram descritas acima, é necessário uma avaliação de custos.

Confira os principais itens que você precisa averiguar em uma avaliação de custos:

  • A aparência do produto é importante, mas não deve ser o único fator considerado. Uma embalagem bonita pode chamar a atenção, mas não garante que o produto seja de qualidade ou tenha um preço justo.
  • Usar embalagens sustentáveis, biodegradáveis ou recicladas pode ser mais econômico. Além disso, mostra que sua empresa se preocupa com o meio ambiente e é uma marca sustentável.
  • Usar materiais de proteção é essencial para manter a embalagem do seu produto segura e bem cuidada. Não usar esses itens afeta a embalagem, a experiência do consumidor e a reputação do negócio. É importante usá-los corretamente para garantir a satisfação do cliente.

Como a embalagem influencia na experiência do cliente

O ponto é que a composição do valor do frete, feito pelas transportadoras irá considerar:

  • Origem e destino;
  • Valor da nota;
  • Peso do pacote;
  • Medida do pacote.

Isso significa que se você lojista envia seus produtos em caixas grandes, certamente paga um frete mais caro do que deveria.

Para economizar, muitos lojistas optam por usar embalagens genéricas que possam ser usadas para diferentes tipos de pedidos e produtos de tamanhos variados.

Isso causa desperdício de recursos. Na embalagem, o produto fica solto e com espaço sobrando. No transporte, o pacote ocupará mais espaço do que deveria no veículo, resultando em um frete mais caro.

Por isso, um procedimento aplicado para economia do frete de forma inteligente e eficiente, é a consolidação de volumes.

A tecnologia da Frete Rápido simplifica o cálculo de frete. Ela unifica vários produtos em um único volume, melhorando processos e reduzindo os custos.

Para reduzir a taxa de rejeição e manter os clientes satisfeitos, os lojistas na plataforma da Frete Rápido podem cadastrar suas embalagens. Isso garante que, ao calcular o frete, o cliente receberá a embalagem mais adequada para o transporte de seus produtos.

Leia sobre os benefícios da consolidação de volumes.

exemplo de consolidação de volumes através da Frete Rápido

A embalagem como ferramenta de encantamento

As estratégias de marketing precisam estar alinhadas com as necessidades logísticas, e as embalagens são uma ótima maneira de mostrar na prática como sua empresa quer se posicionar.

O overdelivering é um conceito muito utilizado no e-commerce atualmente, onde se propõe a entregar “algo a mais” ao seu consumidor, de forma que supere suas expectativas e o surpreenda.

Sabendo da relevância deste momento para a fidelização, é importante que sua empresa vá além do trivial, da entrega comum e invista na experiência.

Isso para que o momento de abertura do pacote seja extremamente agradável e prazeroso para o cliente.
Todo cliente gosta de receber seus produtos bem embalados, com uma caixa bem estampada na parte externa ou interna, exalando um perfume que foi cuidadosamente borrifado pelo time de expedição.

Além da embalagem como componente do overdelivering, é possível utilizar outros itens como:

  • Cupons de desconto;
  • Conteúdos sobre cuidados com o produto;
  • Agradecimentos escritos a mão: este dependerá do perfil da loja virtual. Para operações de e-commerce que fazem milhares de envios por dia, por exemplo, é inviável.
  • Brindes: É importante dizer ao cliente que aquele produto é um brinde, para que ele não pense que foi enviado por engano ou que foi cobrado por aquele produto.

Outro fator que contribui para uma boa experiência para seu cliente é o unboxing. Essa é uma estratégia de marketing muito utilizada atualmente, onde mostra a pessoa do tendo o primeiro contato com o produto, literalmente abrindo a embalagem.

Essa simples ação pode gerar muitas provas sociais para sua loja virtual, o que naturalmente, trará ótimos conteúdos orgânicos para o time de marketing.

Além disso, também é uma ótima forma de conferir se seus produtos e suas respectivas embalagens estão chegando em perfeitas condições.

Viu só como a embalagem influencia em várias áreas do seu e-commerce, incluindo as vendas e a satisfação do cliente? Além disso, a embalagem aliada à tecnologia também pode se tornar um diferencial competitivo e baratear seus fretes em até 40%.

Para alcançar esses objetivos, confira aqui todas as funcionalidades do TMS para e-commerce da FR. Líder na América Latina, essa plataforma reúne em um só lugar, toda a gestão de entregas, desde o cálculo de frete até a entrega nas mãos do cliente. Clique aqui e conheça todas as funcionalidades do TMS da FR.

Head de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o Hub de transporte digital para médias e grandes empresas do comércio eletrônico.

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