Logística Integrada para E-commerce: vantagens, como funciona e boas práticas  

‌ Logística Integrada para E- commerce : vantagens, como funciona e boas práticas

A logística integrada é uma ótima opção para otimizar as entregas de lojas online.

Com ela, você consegue agrupar em um só lugar todas as operações de uma empresa. Isso abrange desde a obtenção de matérias-primas até a entrega do produto ao cliente final.

Se bem implementado, esse recurso permite diversos benefícios, como otimização de custos e redução dos prazos de entrega.

Portanto, confira a seguir no conteúdo como colocar a logística integrada em prática de forma eficiente para melhorar sua operação no e-commerce. Acompanhe.

O que é logística integrada e qual sua importância para o e-commerce?

A logística integrada é um sistema que planeja, implementa e controla o fluxo eficiente de mercadorias, serviços e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo.

Ela é projetada para atender às necessidades específicas do cliente e do consumidor final em termos de entrega, armazenamento e movimentação de mercadorias.

No contexto dos e-commerces, a logística integrada contribui, em especial, para que as empresas operem de forma mais eficiente.

Isso porque ela permite um melhor atendimento aos seus clientes, gestão de estoque e acompanhamento personalizado por meio de ferramentas. Com isso, é possível se manter mais competitivo no mercado.

Quais os benefícios da logística integrada para lojas virtuais?

Apostar na logística integrada traz diversas vantagens para o comércio eletrônico. Separamos as principais para você conhecer:

Agilidade no processamento de pedidos

A logística integrada permite a sincronização eficiente de todas as etapas do processamento de pedidos, desde a compra até a entrega.

A automação e a otimização dos fluxos de trabalho resultam em tempos mais curtos de processamento, levando a entregas rápidas e satisfação do cliente.

Redução de custos operacionais

Ao integrar e otimizar processos logísticos, as lojas virtuais podem reduzir custos operacionais com:

  • gerenciamento de estoque;
  • transporte;
  • armazenamento.

Com isso, é possível ter margens de lucros mais saudáveis e também preços competitivos.

Melhoria na experiência do cliente

Com as tecnologias empregadas na logística integrada, é possível oferecer uma melhor experiência para o cliente.

Isso se dá pelo fato de que ele consegue acompanhar as entregas por meio de aplicativos, que também permite melhorar a comunicação.

Além disso, com um sistema robusto a sua empresa consegue personalizar essa comunicação, enviando mensagens com o logo da marca em diversos canais (e-mail, SMS, WhatsApp, etc.), estreitando o relacionamento com o seu cliente.

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Aumento da competitividade no mercado

Ao somar entregas eficientes a uma boa experiência do cliente, as lojas virtuais se tornam mais competitivas no mercado.

Aumento da lucratividade

Custos reduzidos, processos mais eficientes e maior satisfação do cliente se traduzem em melhores resultados financeiros.

Satisfação de stakeholders

Além dos clientes, a logística integrada atende às expectativas de outros stakeholders, como fornecedores, parceiros logísticos e investidores.

A transparência e eficiência nas operações promovem relacionamentos sólidos e positivos com todas as partes envolvidas.

Confira também os resultados da gestão logística unificada na operação de e-commerce da ASUS, um player importante no segmento de eletrônicos.

Como funciona a logística integrada para e-commerces?

A logística integrada para e-commerces envolve a coordenação eficiente de todas as atividades logísticas desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente final.

Aqui está uma visão geral de como funciona:

Recebimento de produtos

Os produtos são recebidos dos fornecedores e passam por um processo de verificação de qualidade. Informações sobre os produtos, como quantidade e descrição, são registradas nos sistemas.

Gestão de estoque

Os produtos são armazenados de forma organizada em centros de distribuição. Assim, sistemas de gerenciamento de estoque monitoram os níveis de estoque em tempo real para evitar problemas de falta ou excesso.

Processamento de pedidos

Quando um cliente faz um pedido online, o sistema verifica de forma automática o estoque disponível. O pedido é processado e encaminhado para o centro de distribuição mais próximo.

Picking e packing

Os produtos são retirados do estoque (picking) de acordo com o pedido. Os itens são embalados de forma eficiente (packing) para garantir a integridade durante o transporte.

Transporte

Os pacotes são enviados para os clientes por meio de operadores logísticos. Informações de rastreamento são fornecidas aos clientes para que possam monitorar o status da entrega de forma personalizada.

Gestão de rota e entrega

Rotas de entrega são otimizadas para garantir eficiência e redução de custos. Tecnologias de geolocalização ajudam a monitorar a localização dos veículos de entrega com rastreio personalizado.

Além disso, com o auxílio de aplicativos, é possível ter confirmação de entregas de forma eficiente diretamente do motorista responsável no last mile. Isso garante a eficiência e qualidade do serviço.

Gestão de devoluções

Um processo eficiente é estabelecido para lidar com devoluções, caso ocorram. Produtos devolvidos são inspecionados e reintegrados ao estoque, se possível.

Sistemas de informação integrados

Utilização de sistemas de informação integrados que conectam todas as etapas do processo logístico. Assim, é possível ter dados compartilhados em tempo real para tomada de decisões estratégicas.

Feedback e melhoria contínua

Para o bom funcionamento da logística de e-commerce, o monitoramento constante do desempenho logístico é fundamental. Para isso, pode ser usado o feedback dos clientes e análise de métricas para aprimorar de forma contínua os processos.

Boas práticas para implementar a logística integrada no e-commerce?

Para que a logística integrada seja realmente eficiente para o negócio, é preciso seguir algumas boas práticas, que envolve:

Escolha de um sistema eficiente

A implementação da logística integrada envolve a escolha de sistemas de gerenciamento logístico eficientes e que possam ser integrados entre as plataformas. Isso inclui:

  • software de gestão de estoque;
  • sistemas de processamento de pedidos;
  • plataformas de rastreamento de remessas.

A integração desses sistemas facilita a coordenação e o compartilhamento de dados em tempo real, melhorando a eficiência operacional.

Comunicação interna

Estabelecer uma comunicação interna eficaz é fundamental para o sucesso da logística integrada. Ela assegura que as equipes de diferentes setores, como vendas, estoque e transporte, estejam alinhadas.

A comunicação clara e regular entre essas equipes é essencial para resolver problemas de forma rápida e garantir um fluxo de trabalho harmonioso.

Treinamento de equipe

Treinamento adequado em sistemas, procedimentos operacionais e resolução de problemas ajuda a garantir que todos compreendam seus papéis na cadeia logística.

Equipes bem treinadas são mais capazes de lidar com desafios e manter altos padrões de eficiência.

Gestão logística unificada

Adote uma abordagem unificada na gestão logística, integrando todas as etapas do processo. Desde o recebimento de mercadorias até a entrega final, todos os aspectos devem ser gerenciados de forma coesa.

Isso evita falhas de comunicação, minimiza erros e facilita a tomada de decisões estratégicas.

Investimento em tecnologia

Uma ferramenta de gestão integrada é capaz de reunir em um só local funcionalidades essenciais para o sucesso do seu e-commerce.

Como o TMS da FR que permite a roteirização eficientes para entregas, dispositivos de rastreamento de remessas, cálculos de frete, dentre outros processos importantes.

Com o TMS da FR você conta com uma ferramenta de logística integrada que abrange todo o processo de compra do cliente, desde o cálculo do frete até a entrega da encomenda.

Com a solução, você tem total controle sobre as vendas em sua plataforma, com uma visão abrangente dos serviços de entrega, proporcionando a eficiência das entregas e o aumento da receita da sua loja virtual!

Assim, com investimento contínuo em tecnologia permite que a empresa se mantenha atualizada e competitiva no mercado.

Ao seguir essas boas práticas e contando com as tecnologias certas, é possível proporcionar uma experiência eficiente tanto para a equipe interna quanto para os clientes finais, elevando os lucros da sua empresa!

Para obter esses resultados e uma operação cada vez mais eficiente, clique aqui e entenda como o TMS para e-commerce da FR pode auxiliar com funcionalidades essenciais para o sucesso da sua empresa.

Head de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o Hub de transporte digital para médias e grandes empresas do comércio eletrônico.

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