Frete para e-commerce: Tendências na logística e o que já é realidade

Ter um bom gerenciamento de frete no e-commerce pode significar a diferença entre vender bem e obter boas margens de lucro, evidenciando o sucesso do seu negócio ou não. Este artigo será para mostrarmos o que existe de novo em questões de logística que você pode aplicar em sua loja online também.

Tendências de logística para e-commerce que você pode se interessar

Showrooming

O showrooming trata-se da ação em que os compradores experimentam produtos na loja física e depois fazem a compra na loja virtual por um melhor preço. Isso se deve ao fato de que muitas lojas virtuais oferecem condições e preços mais atrativos do que as lojas físicas, pois lojas virtuais não têm muitos custos de operação como a física, permitindo ao lojista oferecer ações mais atrativas no e-commerce, por exemplo, frete grátis e até mesmo preços menores.

OmniChannel

O omnichannel chegou em um mundo onde não há mais barreiras entre o online e o offline, o lojista está buscando formas de se adaptar às tendências de comportamento do consumidor e utilizar a tecnologia para melhorar a experiência de compra, o que gera melhores resultados em vendas. 

Essa grande e atual tendência consiste em não ter diferenças entre loja física e virtual, podendo assim, incentivar o consumidor a verificar o produto online e comprar na loja física e vice-versa.

Por meio de softwares e usar boas estratégias de comunicação e publicidade será possível atender a essa demanda de forma eficiente e lucrativa para a sua empresa.

Este conceito é tão presente no e-commerce e vem crescendo, que fiz um artigo só sobre ele. Leia “O que é Omnichannel e como aplicar ao e-commerce”. Você verá que o Omnichannel é muito mais que  comprar na loja virtual e retirar na loja física. As trocas e devoluções podem ser feitas neste conceito também.

Inclusive aqui na Frete Rápido, temos cases de empresas que são Omnichannel, que vendem em loja virtual, possuem várias lojas físicas e para baratear o frete, utilizam nosso cálculo de frete multi origens, para que o produto parta do ponto mais próximo do endereço de entrega.

3. Same Day Delivery (Entrega no mesmo dia)

Sem dúvida, uma das maiores tendências de e-commerce. Afinal, cada vez mais empresas estão otimizando suas opções de transporte para que os produtos cheguem no mesmo dia ao cliente, o que resulta em muitas vantagens como:

  • A fidelidade do consumidor aumenta;
  • O contato com o cliente é rápido, gerando feedbacks mais satisfatórios;
  • Cria-se maior valor agregado à marca;
  • A loja virtual é lembrada, especialmente, em momentos de datas comemorativas;
  • É aceito como um serviço de alta qualidade, ou seja, aceitam pagar mais por isso.

Por ainda ser um diferencial no e-commerce brasileiro, as empresas que se preparam mais rápido, alcançam fatias maiores do mercado.

Este conceito também é outra inovação aplicada no nosso hub de transporte digital, onde lojistas virtuais possuem entregas same day e naxt day a partir de R$ 6,95.

4. Drones de entrega

A utilização de drones para realizar entregas de pacotes mais leves é uma novidade promissora para a logística de frete de um e-commerce. Com essa nova tecnologia, espera-se acelerar o processo de entrega para os clientes.

Sem dúvida, as maiores vantagens estarão no custo e na flexibilidade, afinal, por não dependerem de motoristas dedicados, sua operação será relativamente barata. Ao mesmo tempo, não sofrerão com o trânsito nas cidades e poderão realizar diversas entregas paralelamente.

É esperado que, com os drones, o tempo de entrega diminua significativamente.

5. Hub de transporte digital

O hub de transporte digital conecta embarcadores, empresas B2B e B2C, como indústria, e-commerce e varejo a transportadoras. Na América Latina, a Frete Rápido, até o momento, é o único hub de transporte 100% digital.

O objetivo principal nesta plataforma logística é diminuir o gap entre as duas pontas. Assim, as empresas que precisam entregar seus produtos podem utilizar as transportadoras conectadas ao hub sem ter contrato ou integração com cada uma delas e ter acesso a um cálculo de frete preciso em todos os seus canais de venda, como no carrinho do e-commerce, marketplace e televendas.

A partir daí, o hub otimiza a logística do embarcador na pré-venda, pós-venda, gestão e tracking.  A solução é extremamente robusta e eficaz, o melhor de tudo é que atende as grandes empresas e as que estão em ascensão com a mesma eficiência.

Listei abaixo as soluções que a Frete Rápido fornece aos embarcadores.

Pré-Venda:

Pós-Venda:

  • Retorno com dados da transportadora escolhida para emissão da Nfe;
  • Ordem de coleta e impressão de etiquetas;
  • Geração do código de rastreio;
  • Carregamento do CT-e;
  • Acompanhamento da entrega;
  • Comprovação da entrega.

Tracking:

  • Interface com todas as cargas independente da transportadora;
  • Filtros de resultados;
  • Notificação de ocorrências de frete para o operacional;
  • Envio automático de rastreio para o cliente, por e-mail, SMS e SMS Flash.

Gestão

  • Auditoria de fatura de frete;
  • Métricas e KPIs das transportadoras;
  • Visão geral da operação.

Isso é tudo, pessoal!

Head de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o Hub de transporte digital para médias e grandes empresas do comércio eletrônico.

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