
Quando o assunto é e-commerce, a logística é fator crucial na experiência de compra do consumidor, pois o comércio online está atrelado ao sistema de entrega, o que representa uma grande fatia da satisfação do cliente na compra na loja virtual ou marketplace.
Para que tudo flua entre pedidos e entregas, não é novidade que um sistema de gestão faz toda a diferença, já que organiza os processos e integra os setores da empresa. O ERP facilita o trabalho, desde o cadastro e produtos, emissão de notas fiscais e boletos, controle de estoque e planejamento logístico, tudo de forma integrada.
O que é logística integrada?
Quando os setores da empresa trabalham de forma sincronizada, é possível ter uma logística integrada, ou seja, após a venda efetuada, o produto é separado, embalado e encaminhado para a entrega. Por isso é importante dispor de um ERP para contar com um planejamento eficiente e ter benefícios como:
– cotação de serviços da transportadora,
– organização dos pedidos na empresa,
– envio de pedidos para o sistema logístico dos Correios,
– criação e envio de registros de coleta e acompanhamento de entrega do produto ao cliente.
Tudo pensado para automatizar os procedimentos e fornecer mais praticidade para a parte da logística. Manter a administração do fluxo logístico na empresa é o objetivo para quem quer atender os clientes com excelência, e as estratégias de logística integrada visam interligar todas as fases do manejo do produto até chegar ao cliente, se valendo da tecnologia.
Dicas para manter uma logística eficiente:
As vendas online na sua maioria implicam em trabalhar com a logística, por isso é importante entender as etapas que englobam esse processo do e-commerce:
- Armazenagem:
Neste passo, produtos perecíveis e também eletrônicos requerem maior controle de temperatura e tempo monitorado em estoque. Eles são delicados, e por isso, necessitam de cuidados especiais no ambiente de armazenagem, como proteção de umidade e altas temperaturas. O espaço deve primar pela qualidade do estoque e com organização fica fácil a visualização dos produtos e suas especificações.
Atente aos cuidados no manuseio e manutenção interna. Isso também contribui para a etapa de separação do produto, que deve ser feita com atenção para não errar no pedido do cliente, como modelo, tamanho ou outras especificações.
- Embalo e preparo do produto:
A embalagem deve ser feita com cuidado em material adequado e exclusivo para cada tipo do produto. Isso para que a entrega chegue em perfeito estado ao cliente. Assim que realiza a compra o consumidor já idealiza o recebimento.
- Transporte:
É também muito importante garantir a segurança dos produtos, já que podem ocorrer problemas com o sistema de transporte e até roubos de carga ou extravio de mercadorias.
Por isso, a transportadora deve oferecer os serviços de rastreamento e escolta das cargas, já que é um fator importante para que o produto chegue até o consumidor com segurança, evitando problemas para o e-commerce e colocando o produto sob responsabilidade dela a partir do transporte.
Veja “Como contratar uma transportadora em 4 passos“
- Logística reversa:
Desde o contato do consumidor com o SAC da empresa já é logística reversa. A partir daí, é gerado um código de postagem para a devolução do produto pelo cliente. Assim que a mercadoria chegar ao centro de distribuição (CD), é necessária a conferência do produto e seu estado, para então seguir com a troca ou reembolso.
Esse processo também precisa ser ágil, e para isso, quanto mais a empresa estiver automatizada, melhor.
Contar com logística integrada é uma maneira fácil e eficiente de controlar o que é vendido e como esse produto vai chegar até o consumidor. O objetivo é a eficiência que o procedimento integrado proporciona, desde o trabalho interno até a entrega ao consumidor.
Organizar a sua empresa para que todas as fases da compra sejam bem sucedidas é o primeiro passo rumo ao sucesso do seu e-commerce. A logística é fundamental para que o consumidor tenha suas especificidades atendidas e receba a compra com agilidade e segurança. Gerencie seus envios com um ERP que trabalha a favor do seu negócio. O sistema de gestão online facilita todo esse processo, é um aliado para vender no e-commerce justamente por integrar processos e te colocar nos principais players de venda, como os grandes marketplaces.
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