As melhores estratégias de recompra para alavancar vendas no e-commerce

As melhores estratégias de recompra para alavancar vendas no e-commerce

Tão bom quanto conquistar novos clientes, é manter um relacionamento saudável com os antigos. Campanhas diretas costumam ter como objetivo a conquista de novos clientes, como SEO, Google Ads e etc. Mas para te ajudar a manter um bom relacionamento com seus clientes, separamos 9 estratégias de recompra para alavancar as vendas no seu e-commerce.

Antes de falarmos das estratégias para a recompra do seu e-commerce, vale lembrar que ter informações sobre o seu cliente é essencial para conseguir um bom resultado, além dos dados de recompra que seu negócio já tem. Considere as perguntas abaixo:

  • Quantas vezes a pessoa visita seu site antes de fazer a recompra?
  • Qual o percentual atual de recompra no seu e-commerce?
  • O ticket médio das recompras é maior ou menor que a primeira compra?
  • Qual a origem do acesso de cada recompra?
  • Qual a quantidade de recompras para determinado período de tempo?

Tudo isso é importante para você conseguir chegar a uma conclusão, o perfil de cliente que você está convencendo a fazer a recompra, além de informações como quais produtos vendem mais, quais as páginas mais acessadas e ticket médio de recompra.

Uma comunicação mais segmentada, personalizada e direcionada demanda menos investimento e te dará mais receita. 

A segunda compra é sempre mais barata que a primeira, mas após ter feito uma compra, a expectativa com a segunda é maior, afinal, o cliente já te conhece, sabe que presta um serviço coerente com o que anuncia. Dessa forma, o risco de desapontar os clientes é ainda maior. É importante gerar uma boa experiência de compra para o cliente e conquistar a recompra, para garantir que ele ame não somente os produtos que você vende, mas ame também a sua marca, sua identidade.

Veja abaixo qual das as estratégias de recompra faz sentido para seu negócio:

1 Conteúdo de valor após a compra

A estratégia consiste em enviar um conteúdo rico, alguma utilidade para o produto que seu cliente adquiriu, ou formas de preservação ou ainda, algum outro produto que combine ou complemente o uso do produto da primeira compra.

O ponto é que, nestes conteúdos ricos, você pode colocar uma chamada para os outros produtos que você vende e agregar valor à sua marca, sem necessariamente fazer uma promoção ou desconto.

2 Cross e Up sell

O Cross sell é a venda cruzada, ou seja, após a primeira compra, você oferta um produto que complemente a primeira compra. Por exemplo, seu cliente comprou uma bota preta de cano médio. Uma semana depois, você oferta uma calça jeans e uma camisa de manga comprida com a chamada “produtos para combinar com sua bota x”.

O Up sell é uma forma de você escalar sua venda, oferecendo um produto parecido com o que seu cliente comprou inicialmente, mas, com uma atualização, melhoria ou otimização. Por exemplo, você vendeu uma TV de 29 polegadas. Algum tempo depois, você oferece uma Smart TV full HD de 42 polegadas.

3 Kit de produtos na recompra

Utilizar os kits de produtos é uma ótima estratégia para aumentar o ticket médio de sua loja, tanto nas primeiras compras quanto na recompra. Caso esteja de acordo com sua estratégia, os kits podem ser enviados somente aos clientes que já fizeram a primeira compra, para assim, estimular a recompra e com um ticket médio maior.

Você também pode fornecer os kits criando descontos progressivos de acordo com a quantidade de itens no carrinho. Por exemplo, a pessoa que já comprou uma Smart TV em sua loja poderia ganhar na próxima compra a opção de comprar um rack retrô com 10% de desconto e adicionando um jogo de cadeira retrô, o desconto poderia ir para 15% no total da compra.

Essas indicações agregam valor para sua marca pois faz muito sentido para o consumidor, desde que as opções escolhidas para a promoção combinem perfeitamente.

4 Indique e ganhe

Dar benefícios aos seus clientes por indicarem aos amigos é duplamente satisfatório para seu negócio. Pois além de gerar uma nova compra, você estará dando um cupom ou um brinde para seu cliente realizar a recompra. 

Importante ressaltar que o melhor marketing de uma empresa é a indicação de seus clientes. Quando uma pessoa indica uma loja a um conhecido, ela não indica pelo desejo de lucrar com isso, ela indica pois sua experiência foi positiva e quer que a outra pessoa também tenha uma boa experiência.

Se as pessoas já fazem isso naturalmente, porque não recompensá-las? 

5 Lançamentos

Está aumentando seu mix de produtos? Lançou uma nova categoria ou uma atualização de produtos? Deixe seus clientes saberem primeiro.

Mostrar seus novos produtos com exclusividade para quem já comprou de sua loja é uma boa forma de despertá-los. E uma das características que mais possibilitam a recompra é possuir uma maior variedade de produtos para a venda, dessa forma, a possibilidade de sua loja virtual atender mais necessidades de seus clientes é maior.

6 Cupons de desconto para recompra e frete grátis

Em muitos casos, um desconto é o gatilho que falta para o cliente comprar novamente. Utilizar um cupom de desconto para estimular a recompra sem dúvida é mais barato do que investir em anúncio pago, por exemplo.

Estes cupons podem ser enviados por e-mail ou ser anunciados em banners e pop-ups na entrada ou na saída de seu site.

O Frete grátis também é outro fator que pode ajudar em suas recompras. Quando o consumidor vai comprar um produto, ele não considera só o valor do produto em si, o frete entra na soma. 

Veja o artigo “Quando vale a pena oferecer frete grátis no e-commerce?

7 Datas comemorativas

Dia das mães, dia dos pais, natal, ano novo.. São muitas datas e que podem ser utilizadas por todos os e-commerces para alavancar as vendas através da recompra.

Anuncie as promoções com antecedência para seus clientes antigos e considere as compras anteriores para realizar a escolha de quais produtos ofertar.

8 Datas do mercado

Além dos feriados, há outras datas muito importantes tanto no varejo físico quanto no varejo virtual, como por exemplo o dia do consumidor, a cyber monday que acontece tradicionalmente na próxima segunda após o dia de ação de graças e a  Black Friday.

Esta última é a data mais esperada do ano e famosíssima por seus grandes descontos. Em 2019, a Black Friday foi a porta de entrada para 418 mil novos compradores e seu volume total de compradores representou um crescimento de 18,1% ao comparar com a Black Friday de 2018.

9 Banners e anúncios na tela de rastreio para aumentar a recompra

Quando um produto está em trânsito, os clientes ficam naturalmente ansiosos, entram várias vezes para rastrear os produtos e averiguar onde sua encomenda está.

Esta é uma boa forma de você ofertar novos produtos, pois é um local nobre de sua relação com seus clientes, um momento onde você tem 100% da atenção de quem compra com você. Ótima oportunidade para aumentar as recompras de seu negócio.

Como fazer?

Essa é uma tecnologia que poucas ferramentas no mercado possuem. Para falar a verdade, não encontramos e-commerces utilizando esse tipo de anúncio, a não ser os clientes aqui da Frete Rápido.

Nossos clientes, além de contar com opções de entrega sem precisar de contrato ou integração com elas, cálculo de frete, ordem de coleta, impressão de etiqueta e rastreio automático, eles podem ofertar novos produtos na tela de rastreio e aumentar a recompra de seu e-commerce.

Veja o exemplo abaixo:

A ferramenta é implantada na operação do cliente sem custo adicional.

Toda venda é realizada por conta de um motivador, seja uma promoção, uma necessidade ou por impulso. E naturalmente, é gerado uma expectativa, uma ansiedade no cliente. É preciso atenção redobrada nos processos que são realizados por parceiros, pois incide diretamente em sua reputação.

Veja o artigo “Frete para e-commerce: Como melhorar a experiência de compra do seu cliente

Espero que o conteúdo tenha sido útil pra você, se tiver dúvidas, deixe um comentário.

Head de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o Hub de transporte digital para médias e grandes empresas do comércio eletrônico.

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