
As datas comemorativas são os períodos de maior intensidade nas vendas. No entanto, você pode se organizar e seguir o calendário para e-commerce 2024, aproveitando as oportunidades para aumentar seu faturamento.
Neste cenário, o ideal é elaborar um cronograma detalhado logo no início do ano. Nele, é preciso atentar aos eventos comerciais. É importante lembrar para não se apegar apenas aos dias mais tradicionais, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Você pode criar novas oportunidades em datas que a concorrência não esteja atuando, por exemplo.
Veja a seguir as principais datas do calendário do e-commerce 2024 e como preparar o seu comércio eletrônico para alavancar as vendas.
Sumário
- Principais datas do calendário do e-commerce
- Valentine’s Day – 14 de fevereiro
- Carnaval: 12 de fevereiro
- Dia Internacional da Mulher: 8 de março
- Dia do Consumidor: 15 de março
- Páscoa: 31 de março
- Dia do Frete Grátis: 28 de abril
- Dia das Mães: 12 de maio
- Dia dos Namorados: 12 de junho
- Dia dos Pais: 11 de agosto
- Dia do Cliente: 15 de setembro
- Dia das Crianças: 12 de outubro
- Black Friday: 29 de novembro
- Cyber Monday: 2 de dezembro
- Natal: 25 de dezembro
- Réveillon: 31 de dezembro
- Outras datas
- Estratégias eficientes para alavancar as vendas nas datas comemorativas
- Como converter através de SaaS para e-commerce
Principais datas do calendário do e-commerce
Valentine’s Day – 14 de fevereiro
O Valentine’s Day tem se tornado uma comemoração cada vez mais popular no Brasil. A ideia principal é presentear pessoas queridas – não necessariamente um parceiro(a) romântico: a data também é válida para familiares, amigos e até mesmo colegas de trabalho. Campanhas promocionais, como “pague um, leve dois”, têm sido muito bem recebidas.
Em 2024, o carnaval continua a todo vapor! A folia proporciona muitas oportunidades para aumentar o faturamento do e-commerce. Isso inclui ofertas tanto para os consumidores que preferem ficar em casa quanto aqueles que vão cair na festa ou viajar.
Dia Internacional da Mulher: 8 de março
No comércio, incluindo o online, o Dia da Mulher é uma oportunidade para trabalhar a imagem da marca e oferecer promoções voltadas a este público. A ideia é investir em uma comunicação que reconheça o seu público-alvo, tomando cuidado com campanhas mais genéricas. A dica é se destacar da concorrência!
Dia do Consumidor: 15 de março
Essa ocasião é excelente para fortalecer o vínculo com seu público e demonstrar o quanto ele é valorizado. O enfoque deve ser nas promoções: ofereça ofertas exclusivas para clientes fiéis e até mesmo cupons de desconto como forma de incentivo.
Páscoa: 31 de março
A Páscoa é uma oportunidade imperdível para produtos dos nichos de alimentos, embalagens, confeitarias e decoração.
No entanto, mesmo que o seu produto não esteja diretamente relacionado à data, ainda é possível aproveitar esse período oferecendo brindes temáticos ou estabelecendo parcerias estratégicas com outras empresas.
Dia do Frete Grátis: 28 de abril
O Dia do Frete Grátis é uma excelente oportunidade para impulsionar suas vendas. Por isso, é importante negociar valores diferenciados com seus parceiros de entrega.
Caso não seja possível oferecer frete grátis para todos os pedidos, uma alternativa é disponibilizar essa opção apenas para regiões específicas ou a partir de um valor mínimo de compra.
Para garantir o sucesso da campanha, reserve uma verba de marketing exclusiva para as ações relacionadas ao frete grátis.
Confira também boas práticas para reduzir os custos de frete e conquistar mais clientes.
Dia das Mães: 12 de maio
O Dia das Mães é uma das datas mais fortes do ano para o varejo online. Em 2023, o desempenho de vendas em e-commerces cresceu 11,8% comparado ao ano anterior para essa data.
Portanto, diante de tanto potencial, prepare uma boa seleção de produtos e, como diferencial, aposte em diversificação de fretes e descontos especiais.
Dia dos Namorados: 12 de junho
No Dia dos Namorados, todas as expressões de amor (inclusive a autoestima) são valorizadas. O apelo emocional e o clima romântico são predominantes nas campanhas.
É recomendado direcionar o foco para categorias como “presentes para ele/ela/você” para facilitar a experiência de navegação. Além disso, é uma ótima estratégia enviar e-mails de marketing com antecedência, contendo sugestões de presentes e guias promocionais.
Dia dos Pais: 11 de agosto
Entregas rápidas podem ser o diferencial do seu e-commerce para datas como Dia das Mães e Dia dos pais. Por isso, invista na estratégia omnichannel para favorecer suas vendas, oferecendo ao cliente a retirada na loja ou o rastreio do produto. Para a data, os presentes mais procurados costumam ser eletrônicos, itens de perfumaria e vestuário.
Dia do Cliente: 15 de setembro
No Dia do Cliente, é fundamental focar na fidelização dos consumidores. Para isso, ações de remarketing com descontos, cupons exclusivos e brindes especiais são estratégias essenciais.
Além disso, oferecer fretes com preços mais atrativos e opções de entregas expressas pode incentivar ainda mais a compra. Garanta uma experiência única para seus clientes neste dia especial.
Dia das Crianças: 12 de outubro
O Dia das Crianças é uma data extremamente relevante para o e-commerce. Nesse dia, é comum observar um aumento significativo nas vendas de brinquedos, vestuário, jogos e eletrônicos.
Para otimizar sua estratégia, recomenda-se segmentar os produtos por faixa etária e apostar em kits temáticos. Além disso, é essencial direcionar a comunicação para os pais, garantindo o cumprimento das leis de publicidade infantil.
Black Friday: 29 de novembro
A Black Friday é a data mais importante do comércio eletrônico e, portanto, demanda atenção especial. Por isso, é essencial se planejar antes, durante e depois desse período.
Essa oportunidade pode ser aproveitada por empresas de todos os setores e a dica fundamental é oferecer descontos atrativos, ao mesmo tempo que se aproveita para liquidar os produtos em estoque.
Cyber Monday: 2 de dezembro
A Cyber Monday é um evento que ocorre na primeira segunda-feira após a Black Friday, onde lojas online oferecem promoções especiais em produtos de informática e eletrônicos. É importante planejar estrategicamente para aproveitar essa oportunidade de vendas que faz parte da temporada de compras.
Natal: 25 de dezembro
Nesta época, as pessoas estão atrás de presentear família e amigos – além de estarem atrás do tradicional presente de amigo secreto. Além das promoções, ofereça descontos para compras feitas por determinados canais e utilize a famosa campanha “compre até dia X e receba antes do Natal”.
Réveillon: 31 de dezembro
No fim do ano, os clientes buscam roupas novas para a virada – além de sapatos, acessórios, pacotes de viagens e até comidas ou bebidas. Por isso, invista em um layout temático e abasteça o estoque!
Outras datas
As datas temáticas e comemorativas podem variar de acordo com cada nicho, tipo de operação e perfil de cliente. Por isso, veja a seguir outras datas comemorativas que podem compor o calendário do seu e-commerce em 2024.
- 19 de janeiro: Dia do cabeleireiro
- 30 de janeiro: Dia da Saudade
- 19 de fevereiro: Dia do Esportista
- 17 de março: Saint Patrick’s Day
- 25 de março: Dia Nacional do Orgulho LGBTQIA+
- 1 de abril: Dia da Mentira
- 23 de abril: Dia Mundial do Livro
- 1 de maio: Dia do Trabalho
- 25 de maio: Dia do Orgulho Nerd
- 28 de maio: Dia mundial do Hamburguer
- 1 a 30 de junho: Festa Junina
- 28 de junho: Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
- 7 de julho: Dia Mundial do Chocolate
- 10 de julho: Dia da Pizza
- 13 de julho: Dia do Rock
- 15 de julho: Dia do Homem
- 19 de julho: Dia nacional do Futebol
- 20 de julho: Dia internacional da Amizade
- 26 de julho: Dia dos Avós
- 15 de agosto: Dia da Informática
- 5 de setembro: Dia dos irmãos
- 1 de outubro: Dia internacional da música
- 4 de outubro: Dia Mundial dos Animais
- 15 de outubro: Dia do Professor
- 31 de outubro: Halloween
- 11 de novembro: Dia dos Solteiros
- 20 de novembro: Dia da Consciência Negra
- 21 de dezembro: Início do verão
Estratégias eficientes para alavancar as vendas nas datas comemorativas
Confira a seguir estratégias que podem fazer o diferencial na sua campanha, trazendo retorno em faturamento e melhorando a experiência do cliente.
Backoffice
Analise e adapte sua estrutura de backoffice para garantir que a sua operação irá comportar o aumento esperado nas sazonalidades.
Você deve atentar aos níveis de estoque, tempo de entrega dos fornecedores de seus produtos, insumos como embalagens, papel e etc. Também é preciso analisar se o time comportará o volume esperado.
Entregas e transportadoras parceiras
Outro ponto crucial para o sucesso das vendas em períodos sazonais, são as entregas. Se possível, negocie valores diferenciados para datas específicas com seus parceiros de entrega.
Partindo do ponto que sua loja virtual terá um pico de acessos, seu parceiro pode investir juntamente com sua marca para potencializar as vendas nas datas com um frete mais atrativo.
Analise dados de sua operação e compreenda como seus parceiros têm performado no que diz respeito às entregas. Entenda se estão sendo feitas no prazo combinado e se os produtos têm sido entregues em perfeitas condições.
Também é crucial considerar quais os valores fornecidos nas tabelas de frete e se estão de acordo com os que as transportadoras estão enviando na fatura de frete.
Tudo isso serve para garantir que não haja atrasos nas entregas e nem divergências nos valores de frete, onerando as campanhas sazonais.
Infraestrutura tecnológica
É importante verificar a infraestrutura tecnológica, para que ações cruciais como o retorno das opções de entrega sejam executadas com rapidez e precisão.
Segue os dois pontos principais que devem estar performando perfeitamente antes do início do processo de entrega:
- Motor de cotação: responsável por calcular o frete e retornar as opções de entrega. O tempo ideal de resposta gira em torno de 20 milissegundos. Verifique também a disponibilidade sistêmica (SLA) que precisa ser superior a 99,95%. A título de exemplo, veja a Status Page da Frete Rápido.
- Solicitação de coleta: este ponto se conecta com o parágrafo sobre backoffice. Depois que o produto é vendido, é hora de realizar picking & packing e a expedição dos pedidos.
Como converter através de SaaS para e-commerce
Que a logística é fator crucial na decisão de compra todos sabem, mas como ela pode ser aplicada nas estratégias de venda? Veja a seguir as principais estratégias a serem adotadas para a conversão através de SaaS.
Filtro de resultados
Normalmente, é utilizado para limitar a quantidade de transportadoras que retornam no cálculo de frete, reduzindo assim a indecisão do consumidor em qual escolher. A quantidade depende da operação da loja virtual e da definição que fizer sentido.
O filtro de resultados também serve para “mascarar” o nome da transportadora, ou seja, mostrar o tipo de serviço de entrega e não mostrar qual é a transportadora.
Isso ajuda a reduzir as objeções dos clientes (caso eles não gostem de usar alguma transportadora específica). Além disso também dá liberdade para a loja solicitar o frete para a transportadora que fizer sentido para ela, sem ficar presa a opção escolhida pelo cliente. Veja a seguir o exemplo.

Regras de frete
Essa tecnologia permite aplicar condicionamentos em preço e prazo do frete sem alterar a tabela ou integração com a transportadora. Entregando assim, agilidade e praticidade para o lojista executar as estratégias. As regras de frete permitem a aplicação de estratégias como:
- Subsídio total do valor do frete;
- Subsídio parcial do valor do frete: faz com que o cliente sinta que seu frete é muito barato e sinta-se ainda mais atraído a comprar. Essa estratégia também causa muitas dúvidas nos concorrentes, que estão em busca de baratear o frete e conquistar o público.
- Adição de prazo nas entregas: importante ferramenta para períodos de grande movimento. Assim, seu time de expedição tem mais tempo de executar todos os processos sem entrar em atraso e prejudicar a experiência de compra.
Com as sazonalidades no e-commerce e as principais considerações sobre a logística nessas datas, é hora de começar a planejar as ações.
Planeje e estruture com antecedência, tente anteder os imprevistos e manter uma margem de segurança, seja em infraestrutura, insumos ou poder de execução.
Além disso, utilize a tecnologia como aliada na logística de sua operação, garanta escalabilidade, performance e maleabilidade para aplicar as estratégias que fazem sentido para sua marca.
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