Frete CIF ou FOB: entenda as principais diferenças

Frete CIF ou FOB - Frete Rápido

Você, empreendedor do ramo de e-commerce, já deve ter se deparado com os termos de frete CIF ou FOB ao realizar suas operações de importação e exportação.

Mas você sabe exatamente o que significam essas siglas e qual é a melhor opção para o seu negócio?

Neste conteúdo, vamos explorar as diferenças entre Frete CIF ou FOB, quem deve pagar por cada tipo de frete, quando eles são utilizados e a importância de um TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte) para o controle eficiente dos fretes no e-commerce. Boa leitura.

Frete CIF vs FOB: entendendo as siglas

O FOB (Free On Board) é um tipo frete onde o vendedor é responsável por entregar a mercadoria ao transportador designado pelo comprador no local especificado.

A partir desse ponto, o comprador assume a responsabilidade pelo transporte, seguro e custos associados.

Já no frete CIF (Cost, Insurance and Freight), o vendedor é responsável por todos os custos e trâmites necessários para levar a mercadoria até o destino acordado com o comprador, incluindo o seguro da carga.

Neste frete, o vendedor é responsável pela contratação do transporte e pelo pagamento do frete.

Como funcionam os fretes CIF e FOB?

Confira a seguir onde são aplicados cada um desses fretes:

Frete CIF

Geralmente é utilizado nas operações B2C (business to consumer), ou seja, quando o serviço é prestado e o produto entregue pela empresa direto ao consumidor final.

Esta modalidade é mais vantajosa para o cliente que não precisa se preocupar com nada.

Esse tipo de frete também é utilizado quando o embarcador envia muitos volumes para vários destinatários diferentes.

Assim, a dificuldade de logística para várias entregas e com vários destinos, além de gerir fretes específicos, é uma prática inviável para o tipo de frete FOB.

Frete FOB

O frete FOB é mais utilizado nas relações B2B (business-to-business / empresa para empresa). Geralmente usa-se em transportes de cargas com valor mais elevado. Isso porque no frete FOB, a responsabilidade do vendedor acaba assim que a carga sai do armazém e passa a ser transportada pelo comprador.

Como funciona a cobrança do frete CIF e FOB

Entender como funciona a cobrança desses tipos de frete é ideal para realizar o controle de custos da sua empresa. Confira abaixo:

Cobrança do frete CIF

Nesse caso, a principal diferença é que no frete CIF fica estabelecido durante a negociação, que a responsabilidade dos valores é da empresa fornecedora ou de quem vai arremeter a mercadoria.

O cliente (remetente) paga o valor do frete para a loja (destinatário) junto com os valores da encomenda, ou seja, produto + valor do frete.

Cobrança do frete FOB

Tendo em base que a cobrança não está incluída no preço do produto e não há um valor especificado na nota fiscal, o valor do frete FOB é indicado na nota fiscal com o cálculo de tributos como PIS, IPI, COFINS E ICMS.

Quais são as principais diferenças entre os fretes CIF e FOB?

Para deixar mais simples o entendimento do CIF e FOB na hora de escolher, confira 4 fatores que diferem cada um dos fretes.

De quem é a responsabilidade dos pagamentos de fretes no modelo CIF e FOB?

Nesse caso, a principal diferença é que no frete CIF fica estabelecido durante a negociação. Assim a responsabilidade dos valores pode ser da empresa fornecedora ou de quem vai arremeter a mercadoria.

No CIF, o cliente (remetente) paga o valor do frete para a loja (destinatário) junto com os valores da encomenda, ou seja, produto + valor do frete.

Já no FOB, o cliente é quem faz os pagamentos dos custos com o frete e o seguro das mercadorias que precisam ser transportadas após a entrega da encomenda. Escolha com atenção qual será a melhor em relação de custo-benefício e organização operacional.

Quais são os custos do frete CIF e FOB?

No modelo de frete CIF, o valor do frete é repassado ao remetente, que paga o valor do frete para o destinatário (lojista) junto com o valor dos produtos da compra.

Na opção de frete FOB, a responsabilidade de encontrar o parceiro de entrega, bem como seu pagamento, é do comprador.

Os valores de frete não são contemplados na venda, ou seja, o comprador paga somente pelos produtos e o frete será cobrado no ato da entrega pela transportadora responsável.

Quais as responsabilidades no frete CIF e no frete FOB?

No frete CIF é a empresa fornecedora que se torna a responsável pelos custos do envio. Assim, o comprador paga para ele o valor do frete antes do envio.

Já no frete FOB, a responsabilidade de lidar com os riscos se torna do cliente, e isso inclui os valores de transporte além de toda a responsabilidade que começa na embarcação da mercadoria e vai até o momento final da entrega.

Indicação de uso do frete CIF e do frete FOB

As particularidades de cada uma fazem com que elas sejam usadas em mercados, situações e preferências diferentes.

Como o frete FOB é organizado pelo destinatário, costuma ser muito indicado em negociações no formato B2B (de empresas para empresas).

Principalmente em cenários de trabalho com cargas muito volumosas ou com muitas unidades de produtos e valor de frete elevado.

No caso o frete CIF, como é de responsabilidade do embarcador, ela se torna a melhor opção nas opções de negócios B2C (de empresas para o consumidor final).

Além disso, é mais utilizado em negócios onde há grandes quantidades de envios, muitas vezes com poucas unidades para muitos destinatários distintos.

Como por exemplo, no frete para e-commerce, onde uma loja faz vários envios de produtos para muitos compradores diferentes.

A importância de um TMS para e-commerce no monitoramento e na gestão de frete

A logística é uma área complexa e abrangente, demandando um gerenciamento minucioso para garantir sua eficácia. É através desse cuidado que o processo se torna essencial na padronização e organização.

Uma vantagem significativa está em investir em tecnologia de ponta. Assim, a escolha entre frete CIF ou FOB se torna mais simples e eficiente.

Para e-commerces que lidam com importações e exportações, ter um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS) é fundamental.

Um TMS permite o monitoramento em tempo real das operações de frete, oferece visibilidade do status das entregas, ajuda a otimizar rotas e reduzir custos logísticos.

Além disso, um TMS pode integrar-se a outros sistemas do e-commerce, facilitando a gestão integrada de pedidos e logística.

Por isso, o TMS para e-commerce da FR é o mais indicado. Sendo um hub completo com soluções desde a gestão de frete até o monitoramento de pedidos e envios de forma minusciosa.

Através dessa plataforma, você tem a visibilidade geral da sua operação, podendo integrar o sistema com outros de gestão, facilitando ainda mais seu acesso à informação.

O TMS da FR conta com uma torre de controle para e-commerce onde a sua equipe pode ter em um só lugar informações para desenvolver insights de melhorias na operação.

Para entender melhor como essa plataforma, eleita o melhor TMS para e-commerce da América Latina, pode trazer benefícios e economia de recursos para a sua loja virtual, clique aqui e conheça todas as funcionalidades.

Publicitário com foco em canais digitais desde 2018. Compondo o time de Marketing da Frete Rápido, líder em TMS da América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Frete Rápido utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site você concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.