
Um e-commerce é um negócio com várias particularidades e que requer toda atenção e cuidado. Colocar em prática as melhores estratégias de gestão com resultados positivos não é uma tarefa nada fácil.
A utilização da Curva ABC no e-commerce se dá a partir de uma gestão empresarial eficaz e eficiente dos estoques. Primeiramente, percebeu-se a necessidade dessa gestão quando os problemas com fornecedores e/ou clientes insatisfeitos, tornaram-se nítidos. E isso por motivos relacionados com a gestão de estoques, tais como:
- O produto comprado pelo cliente não tem para pronta entrega;
- O produto está com a validade vencida devido ao tempo de estocagem;
- O produto tem pouca saída e ocupa quase 50% da área dos estoques;
- O produto mais vendido no mês não tem nenhuma unidade estocada.
Uma das maiores dificuldades para a otimização do gerenciamento dos estoques é manter o equilíbrio na composição desses estoques, independente da modalidade que venha a ser: matéria-prima, produto semi acabado, produto acabado, material de consumo interno, dentre outras possibilidades.
Como a Curva ABC otimiza a gestão dos estoques
Talvez a eficácia da Curva ABC no e-commerce esteja basicamente na simplicidade do conceito com que está fundamentada. Assim, a partir da teoria do economista Pareto de 80/20, o que significa que 80% dos resultados são resultantes de 20% dos esforços (ou produtos).
Dessa forma, foi construída uma classificação dos produtos estocados em três categorias seguindo a ideia de Pareto de 80/20. Assim, temos:
- Classe A: 20% dos itens representam 80% do faturamento;
- Classe B: 30% dos itens representam 15% do faturamento;
- Classe C: 50% dos itens representam 05% do faturamento;
Todavia, temos de salientar que toda empresa tem a composição do seu estoque definida a partir das prioridades elencadas para o seu negócio. Como também isso implica em atender demandas complementares.
Por isso a estratégia de gerenciar o estoque a partir da composição que se faz necessária para atender a demanda da atividade empresarial.
Partindo dessa ideia é fácil perceber que:
- Os itens da classe A são os que devem ter uma atenção redobrada e investimentos especiais, se for o caso
- Os itens da classe B, por terem uma boa lucratividade necessitam de uma boa atenção ao seu gerenciamento
- E, por último, a classe C, que são os itens de menor representatividade para o faturamento devem ser trabalhados em condições normais
Vantagens para o e-commerce com a gestão pela Curva ABC
São inúmeras as vantagens da Curva ABC no e-commerce. Mas, podemos destacar apenas três que são extremamente significativas e relevantes, que são:
Operacionalizar as atividades da empresa com um estoque dimensionado pela demanda
Tal gerenciamento é possível pela aplicação da metodologia da Curva ABC no e-commerce com a classificação dos estoques em termos de classe A, B e C. Além de uma visão mais clara dos itens que contribuem mais para os resultados, é perceptível a demanda existente e o giro de mercadorias no período tratado.
Melhora substancial da saúde financeira do e-commerce
Até bem pouco tempo atrás muitos empresários acreditavam que resultados positivos advinham apenas do aumento das vendas. Contudo, atualmente é consenso no meio empresarial que a eficácia gerencial possibilita alcançar ganhos financeiros e formular uma estratégia de vendas mais adequada.
Permite a otimização da logística
A partir da gestão da composição dos estoques pautada pelas suas classes de respectivas contribuições nos resultados a operação logística é bastante beneficiada. Será possível trabalhar com os itens mais rentáveis e até mesmo terceirizar ou utilizar o droshipping com os menos rentáveis.
A prática da Curva ABC
A aplicação dessa metodologia é muito simples, dependendo da dimensão do estoque em questão pode até ser feita manualmente. No entanto, uma alternativa prática e rápida é utilizar uma planilha eletrônica.
Você precisará de algumas informações para realizar os cálculos, que são:
- Os itens, os preços unitários, a quantidade vendida e a quantidade em estoque;
- O volume de vendas do período e o valor total vendido.
Basicamente você precisará ordenar os itens pelo valor total e depois calcular qual é o percentual de cada item em relação ao total do período. Dessa forma, a Curva ABC no e-commerce pode identificar diversos problemas em diferentes setores da empresa. E, dessa forma, possibilitando que sejam tomadas as devidas ações para resolver as pendências e gerenciar com segurança.
Dúvidas? Deixe um comentário