Cotações de frete: boas práticas para o e-commerce

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As cotações de frete são indispensáveis e permeiam boa parte do processo de vendas, seja para empresas B2B e B2C, como indústrias e lojas virtuais.

Em tese, é através dela que o operador identifica qual a empresa de transporte irá atender melhor a necessidade da sua empresa.

No caso de e-commerces, normalmente as cotações são realizadas via carrinho de compras. Porém, essas também podem esconder custos e prejuízos difíceis de identificar, quando a tabela de frete inserida na plataforma está desatualizada ou quando diverge o peso cubado, por exemplo.

Dessa forma, é preciso estar atento(a) para realizar as cotações de forma assertiva, ágil, sem erros e que também responda às necessidades dos clientes e da empresa.

Por isso, a automação tem sido uma ferramenta bastante eficiente nesse sentido.

Confira no conteúdo a seguir boas práticas para melhorar a cotação de frete para e-commerce e os benefícios que a automação pode trazer para a operação e vendas. Boa leitura!

Qual a importância de fazer a cotação de frete para e-commerce

As cotações de frete são estimativas de custo e prazo de entrega fornecidas por transportadoras ou empresas de logística.

Ao solicitar uma cotação de frete, os e-commerces podem obter informações sobre os custos e prazos de entrega para diferentes destinos, tamanhos de pacotes e métodos de transporte.

Portanto, realizar uma cotação de frete eficiente é essencial para garantir a redução de custos para a operação, ao mesmo tempo que responde às necessidades dos seus clientes. Dessa forma, a cotação de frete auxilia na(o):

  • Precificação adequada;
  • Competitividade no mercado;
  • Transparência para o cliente;
  • Planejamento da logística;
  • Redução de custos.

Quais são os principais fatores a serem considerados ao solicitar cotações de frete?

Para entender melhor como são feitas as cotações de frete, é importante saber quais pontos são levados em consideração na hora de obter o valor correto. São eles:

Ponto de coleta e ponto de entrega

Neste primeiro ponto, é preciso considerar a distância percorrida pela transportadora para realizar a coleta e a entrega. Esses incidem diretamente nos valores, devido ao consumo de combustível, tempo e desgaste da frota, além da necessidade de vários colaboradores.

Especificidades do produto

A categoria dos produtos também devem ser considerados ao realizar cotações de frete, pois as cargas exigem cuidados diferentes. A exemplo, manejar uma carga congelada, perecível ou viva não é a mesma de um calçado e, logicamente, influenciará nos valores.

Medidas e peso do pacote

Essa variável é uma das principais a se considerar para realizar as cotações de frete. Pois as dimensões e peso do pacote determinam a capacidade de transporte do caminhão.

Dependendo dessas características, podem inclusive limitar a capacidade de algumas transportadoras ou Correios. A multiplicação desses fatores é feita e comparada o peso bruto com o peso cubado e é adotado o maior valor.

O que é e como calcular peso cubado?

O peso cubado é utilizado para determinar o preço do frete em metros cúbicos, baseado na despesa que a transportadora terá para levar a encomenda e não somente no peso bruto.

Assim, a fórmula para calcular o peso cubado é a multiplicação da altura x largura x comprimento x fator de cubagem.

Já o fator de cubagem é definido pela transportadora e está relacionado ao valor equivalente ao m³ de determinado veículo de sua frota. A maioria dos casos no frete rodoviário o fator de cubagem utilizado é o de 300kg/m³.

Todavia, é importante ressaltar que as tabelas de frete consideram apenas um fator, o que for inserido ou nenhum.

E caso haja essa divergência no cálculo, haverá uma diferença entre o valor pago pelo cliente e o valor que o e-commerce irá pagar para a transportadora, podendo gerar prejuízos.

Principais taxas consideradas na cotação do frete

Além dos fatores que vimos anteriormente, na hora da cotação do frete com parceiros, é importante saber que algumas taxas também são consideradas. Como:

Taxa de restrição de trânsito (TRT)

Existem cidades que possuem restrições de circulação para veículos de transporte. Isso reduz a fluidez de entregas, gerando mais custos. Por isso, essa taxa também pode ser levada em consideração caso a entrega seja para cidades que possuam essa exigência.

Frete Valor ou Ad valorem

Essa taxa é referente ao seguro da encomenda, baseando-se no valor declarado. Ela é composta por duas variáveis:

  • Pela responsabilidade sobre o transporte rodoviário de cargas (RCTR-C), criada e definida como obrigatória através da Lei de N° 61.687/67, referente a acidentes;
  • Pela responsabilidade civil facultativa do transportador rodoviário por desaparecimento de carga (RCF-DC), cobre furtos e desvios de encomenda, todavia é de uso facultativo.

Gerenciamento de Risco em Transporte Rodoviário de Cargas (GRIS)

É uma taxa cobrada para custear medidas de prevenção e combate a situações de furto. Esses recursos são utilizados para investir em sistemas de rastreamentos, monitoramento de rotas, escolta para a frota, dentre outros.

Custos com pedágio

Os custos com pedágio tornaram-se responsabilidade dos embarcadores através da Lei de Nº 10.209. Os valores referentes a pedágios são cobrados proporcionalmente pelos embarcadores, acrescidos no valor final do frete fracionado.

Custos pós-envio

Em alguns casos, circunstâncias imprevistas podem gerar novos custos, como novas tentativas de entrega ou a recusa de recebimento, por divergir do que foi comprado ou por estar avariado.

Boas práticas para otimizar o processo de cotações de frete

A otimização do processo de cotações de frete é fundamental para garantir a eficiência e competitividade de um e-commerce. Existem diversas soluções que podem ser adotadas para melhorar esse processo e obter cotações de frete precisas e vantajosas.

Listamos abaixo as principais ações para otimização de processos de cotação de frete para e-commerces para que você entenda como aplicar e obter eficiência nesse quesito.

Utilização de sistema logístico

Os sistemas logísticos são ferramentas tecnológicas que auxiliam na gestão e automação dos processos logísticos de uma empresa.

Quando se trata de cotações de frete, esses sistemas podem facilitar a integração com transportadoras, obtendo cotações de frete em tempo real.

Isso proporciona agilidade e precisão nas cotações, permitindo que o e-commerce ofereça aos clientes opções de frete competitivas e consequentemente, venda mais.

Além disso, também é possível comparar preços e prazos, economizando tempo e garantindo que a loja esteja utilizando as melhores opções de frete. Além disso, elimina boa tarde do abandono de carrinho gerado pelo atraso do frete na hora da compra.

O uso de um sistema logístico também oferece recursos de rastreamento de entregas, permitindo que o e-commerce e seus clientes acompanhem o status das remessas em tempo real.

Isso traz transparência e confiabilidade para o processo de entrega, o que é importante para a satisfação do cliente.

Contratação de serviços de consultoria em logística

A contratação de serviços de consultoria em logística é uma opção interessante para empresas que desejam aprimorar seus processos de cotações de frete.

Os consultores especializados em logística podem oferecer conhecimentos e experiência para identificar oportunidades de melhoria e implementar soluções eficientes. Como é o caso de:

  • Analisar processos atuais de cotação de frete do e-commerce e identificar os pontos a otimizar;
  • Sugerir mudanças e melhorias que podem resultar em maior eficiência e redução de custos;
  • Negociar com transportadoras, ajudando o e-commerce a estabelecer contratos mais vantajosos;
    Implementar sistemas de gestão que automatizam e agilizam o processo de cotações de frete.

Estabelecimento de parcerias estratégicas com transportadoras confiáveis

Uma forma eficaz de otimizar o processo de cotações de frete é estabelecer parcerias estratégicas com transportadoras confiáveis. Essas parcerias podem trazer diversos benefícios, tais como:

  • Negociação de contratos e parcerias de longo prazo com transportadoras confiáveis: o e-commerce pode negociar contratos com melhores condições comerciais. Isso inclui preços mais atrativos, prazos de entrega mais favoráveis e possibilidade de descontos em volume.
  • Prioridade no atendimento: ao trabalhar com transportadoras confiáveis, o e-commerce pode usufruir de um atendimento prioritário. Isso significa que suas cotações de frete serão tratadas com agilidade e prioridade, resultando em respostas mais rápidas e precisas.
  • Melhor qualidade de serviço: parcerias estratégicas com transportadoras confiáveis garantem um padrão de qualidade no serviço de entrega. Isso inclui cuidado com a embalagem dos produtos, rastreamento eficiente, cumprimento de prazos e tratamento adequado das mercadorias.

Rapidez e eficiência na cotação de fretes com a Frete Rápido

Reduza os erros e prejuízos derivados da inserção de tabelas de frete no seu e-commerce de forma manual.

Por serem estáticas, as tabelas de frete acabam gerando uma maior dificuldade de crescimento do e-commerce, pois nem todos gestores realizam o comparativo de quanto foi pago pelo cliente, por frete individualmente, e quanto a empresa pagou para as transportadoras, relacionado àqueles fretes. Este processo é chamado de auditoria de fretes.

É um gap preocupante, assim como nas cotações de frete manuais, que são suscetíveis a erros humanos.
Baseando-se nessa necessidade do mercado, a Frete Rápido possui funcionalidades capazes de eliminar esses prejuízos e custos adicionais.

Nossa ferramenta é líder em TMS para e-commerce na América Latina. Reunimos diversas transportadoras do Brasil inteiro e fornecemos seus serviços para empresas que necessitam entregar suas mercadorias.

A partir daí, realizamos as cotações de frete direto no carrinho de compra da loja virtual, onde o consumidor tem acesso ao retorno com preços, prazos e opções de transportadoras que atendem suas especificações. Tudo isso em menos de um segundo!

E, considerando todas as generalidades, é possível eliminar os prejuízos com cálculo de frete para as empresas que, no caso, não utilizam e-commerce.

Neste caso, é disponibilizado um Painel de Usuário, onde é possível realizar as cotações de frete rapidamente, com poucos cliques.

Na sequência, a contratação do frete é feita de maneira automática, gerada a solicitação de coleta e informado todos os dados da transportadora, necessário para a emissão da NF-e.

O rastreio é disponibilizado neste mesmo dashboard, independente da transportadora, além de atualizar o destinatário por e-mail, SMS ou Whatsapp, a respeito de todas as ocorrências. O gestor ainda conta com KPIs e métricas para análise de toda sua operação.

Portanto, se você ainda tem a preocupação de realizar cotações de fretes ineficientes e com erros que acabam gerando prejuízos à empresa, conte com a ajuda da Frete Rápido.

Nossa solução é completa e oferece funcionalidades para você ter:

  • Controle geral da entrega aos clientes;
  • Cálculo de frete, incluindo múltiplos pontos de origem;
  • Rastreio em tempo real da encomenda;
  • Dashboard logístico;
  • Conciliação de faturas, dentre outras soluções.

Para entender como funciona o nosso sistema e como adotar na sua empresa para melhorar a eficiência logística do e-commerce, clique aqui e converse com nosso time de especialistas.

Head de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o Hub de transporte digital para médias e grandes empresas do comércio eletrônico.

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