Estratégias para reduzir os custos logísticos no e-commerce

operador de e-commerce alinhando custos logísticos e entendendo as melhores estratégias para reduzir

Estar atento aos custos logísticos é fundamental para garantir a lucratividade do negócio e a satisfação do cliente.

Mas isso não se resume a somente garantir a entrega do produto ao consumidor.

Envolve também a análise criteriosa de como otimizar o uso dos recursos financeiros disponíveis e, é claro, assegurar economia em todas as etapas desses processos.

Quer saber como reduzir os custos logísticos da sua operação de e-commerce e como fazer isso com eficiência? Então, continue a leitura.

O que são custos logísticos no e-commerce

Os custos logísticos no e-commerce são os gastos associados ao gerenciamento e movimentação de mercadorias. Isso envolve desde o ponto de origem até o destino final, incluindo:

  • processos de armazenagem;
  • transporte;
  • manuseio de pedidos e devoluções.

Em um mercado competitivo como os das vendas online, onde a rapidez e eficiência na entrega são cruciais para a satisfação do cliente, a gestão eficiente dos custos logísticos é essencial.

Isso porque ele impacta na lucratividade e na competitividade das empresas.

Com a ascensão do comércio eletrônico, os custos logísticos têm aumentado devido à demanda por entregas rápidas e flexíveis, além de desafios adicionais como a logística reversa.

Portanto, empresas que conseguem otimizar seus processos logísticos podem melhorar a experiência do cliente e manter uma vantagem competitiva no mercado digital.

Quais são os principais custos logísticos para lojas online

Os principais custos logísticos para lojas online incluem:

Custo de transporte

Este é um dos maiores custos para as lojas online, em especial quando se trata de entrega de última milha.

Inclui despesas com frete para envio de produtos do armazém ou centro de distribuição até o cliente final.

Custo de armazenagem

As lojas online precisam manter estoque em armazéns ou centros de distribuição.
Os custos associados incluem:

  • aluguel ou compra de espaço;
  • manutenção;
  • seguro;
  • custos operacionais como mão de obra para recebimento, armazenamento e preparação de pedidos.

Custo de processamento de pedidos

O custo de processamento de pedidos são os gastos relacionados ao processamento de pedidos, como:

  • picking (seleção de produtos);
  • embalagem;
  • etiquetagem.

Isso inclui materiais de embalagem, equipamentos de embalagem e mão de obra associada.

Custo de logística reversa

Este é o custo associado ao retorno de produtos, seja devido a devoluções, trocas ou itens danificados. Isso inclui:

  • custos de transporte reverso;
  • inspeção;
  • triagem;
  • reembolso;
  • em alguns casos, custos de descarte.

Custos de tecnologia e software

Investimentos em tecnologia para gerenciar e otimizar processos logísticos, como sistemas de gestão de armazém (WMS) requerem investimentos que são computados como custos logísticos para e-commerce.

Custo de estoque obsoleto ou parado

Os custos logísticos com estoque absoluto ocorrem quando os produtos ficam parados no estoque por muito tempo ou se tornam obsoletos.

Isso resulta em custos adicionais de armazenagem e perda de valor dos produtos.

Estratégias para reduzir os custos logísticos

Para reduzir os custos logísticos, as lojas online podem adotar estratégias eficazes, como:

Automação logística

Implementar sistemas automatizados em armazéns e centros de distribuição são eficientes para agilizar processos como:

  • picking;
  • embalagem;
  • etiquetagem.

Com isso, é possível reduzir a dependência de mão de obra, e aumentar a eficiência operacional.

Controle logístico

Para reduzir os custos logísticos, é preciso monitorar de perto todos os aspectos da cadeia de suprimentos.

Isso envolve desde o recebimento de mercadorias até a entrega final ao cliente.

Com a ajuda da tecnologia, é possível identificar possíveis pontos de ineficiência e buscar soluções para otimizá-los.

Diversificação no frete

Para reduzir os custos com frete, é preciso explorar diferentes opções de transporte, incluindo transportadoras, correios e serviços de entrega expressa.

Dessa forma, é possível encontrar a combinação mais econômica e eficiente para cada tipo de remessa.

Automação de disparos multicanal

Ao oferecer aos clientes opções de automatização de disparos multicanal, é possível reduzir o número de consultas ao SAC. Isto porque o cliente receberá em diversas mídias como e-mail, SMS, WhatsApp, dentre outros, o status do seu pedido de forma detalhada.

Dessa forma, são reduzidas as consultas ao serviço de atendimento ao cliente, melhorando inclusive a satisfação do consumidor.

Consolidação de volumes

Outra estratégia para reduzir os custos logísticos é escolher bem a embalagem que será utilizada nos envios a partir da consolidação de volumes.

No TMS da FR, por exemplo, através da consolidação de volumes conseguimos otimizar as entregas a partir da escolha de embalagens adequadas para reduzir o custo de frete.

Assim, é possível reduzir valores junto às transportadoras.

Além disso, você aproveita economias de escala e reduz os custos de transporte e manuseio.

Roteirização

Para um maior controle de custos no comércio eletrônico, é recomendado utilizar algoritmos de roteirização para otimizar as rotas de entrega.

Isso é feito por meio de softwares, que permitem reduzir as distâncias percorridas, tempo de viagem e custos de combustível.

Desafios da roteirização de entregas para lojas virtuais

Utilização de software de gestão integrada

Para reduzir despesas com transporte, é indicado implementar sistemas de gestão integrada.

Essas soluções englobam todos os aspectos da operação logística, desde o gerenciamento de estoque até o rastreamento de pedidos.

Também incluem a gestão de transporte, que permite melhorar a visibilidade e o controle sobre os processos.

Monitoramento de KPIs

Quando o assunto é diminuir gastos com logística, é preciso estabelecer indicadores-chave de desempenho (KPIs) relevantes, como:

  • custo por pedido;
  • tempo de ciclo de pedido;
  • taxa de devolução.

É importante monitorá-los de forma regular para identificar áreas de oportunidade e implementar melhorias contínuas.

TMS da Frete Rápido e o controle da operação em um só lugar

O TMS da Frete Rápido é uma solução abrangente que permite às empresas controlar toda a sua operação logística em um único lugar.

Com uma variedade de funcionalidades projetadas para otimizar a eficiência e reduzir os custos, o TMS da Frete Rápido oferece uma plataforma centralizada para gerenciar todas as etapas do processo logístico. Acompanhe.

Capacidade de diversificar o frete

Uma das principais funcionalidades do TMS da Frete Rápido é a capacidade de diversificar o frete.

Isso significa que o cliente pode ter disponível diferentes opções de transporte, escolhendo a que se adeque melhor ao seu bolso e cronograma. Além disso, o e-commerce pode negociar com direrentes tipos de transporte, como:

  • transportadoras;
  • Correios;
  • serviços de entrega expressa;
  • ship from store.

Essa diversificação de opções permite que as empresas escolham a solução de transporte mais econômica e eficiente para cada remessa, ajudando a reduzir os custos logísticos.

Cálculo rápido do frete

O TMS da Frete Rápido oferece um cálculo rápido de frete, onde seu cliente receberá o cálculo eficiente em menos de 20 milissegundos. Essa agilidade permite que o cliente tenha uma melhor experiência dentro da sua loja virutal.

Além disso, um cálculo de frete preciso permite a sua empresa, obter estimativas precisas de custos de transporte com base em diversos fatores, como:

  • peso;
  • dimensões da embalagem;
  • distância;
  • tipo de serviço.

Isso ajuda no planejamento de transporte, evitando prejuízos e custos de frete que não são vantajosos para a empresa.

calculo-de-frete-fr

Rastreio personalizado

O rastreio personalizado é outra funcionalidade valiosa oferecida pelo TMS da Frete Rápido.

Ela permite que as empresas ofereçam aos clientes a capacidade de acompanhar o status de suas remessas de forma detalhada e personalizada.

Essa transparência aumenta a confiança do cliente e reduz consultas ao serviço de atendimento ao cliente, ao mesmo tempo em que melhora a experiência geral do cliente.

Business Intelligence

Além disso, o TMS da Frete Rápido oferece recursos avançados de business intelligence.

A ferramenta permite que as empresas analisem dados logísticos em tempo real para identificar padrões, tendências e áreas de oportunidade.

Isso torna possível uma tomada de decisão mais acertada e estratégica, ajudando as empresas a:

  • identificar maneiras de otimizar processos;
  • reduzir custos;
  • melhorar a eficiência operacional em toda a cadeia de suprimentos.

Portanto, o TMS da Frete Rápido é uma ferramenta poderosa para as empresas que desejam reduzir custos logísticos e melhorar o desempenho operacional em um mercado cada vez mais competitivo.

Entendeu como é possível gerenciar os custos logísticos de forma eficiente? Ao seguir essas dicas e contar com as soluções da Frete Rápido, você aumenta as chances de sucesso da sua loja online.

Por isso, somos considerados o melhor TMS para e-commerce da América Latina. Se você deseja melhorar a gestão de frete e entregas do seu e-commerce, clique aqui e conheça melhor as nossas soluções.

Head de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o Hub de transporte digital para médias e grandes empresas do comércio eletrônico.

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