
No mundo do comércio eletrônico, o dropshipping e o e-commerce têm se destacado como estratégias de negócios cada vez mais populares.
Mas o que exatamente é o dropshipping? Qual a diferença entre dropshipping e e-commerce tradicional? Como funciona essa modalidade de venda?
Confira neste conteúdo essas questões e insights valiosos sobre como o dropshipping pode impulsionar o seu e-commerce. Boa leitura.
Sumário
O que é dropshipping?
O dropshipping é um modelo de negócios no qual o varejista não mantém os produtos em estoque.
Em vez disso, quando um cliente realiza uma compra, o varejista envia o pedido para um fornecedor terceirizado, que é responsável por embalar e enviar o produto diretamente ao cliente.
Isso significa que o varejista não precisa lidar com o armazenamento, embalagem ou envio dos produtos, reduzindo significativamente os custos operacionais e logísticos.
Dropshipping é um e-commerce?
No e-commerce tradicional, o varejista compra os produtos em grande quantidade, armazena em um depósito próprio e é responsável por todo o processo de envio ao cliente.
Já no dropshipping, o varejista atua como intermediário entre o cliente e o fornecedor, concentrando-se nas vendas, marketing e atendimento ao cliente, enquanto o fornecedor cuida da logística de entrega.
A principal diferença entre os dois modelos está na gestão do estoque e na logística de envio.
O e-commerce tradicional precisa de um investimento inicial em estoque e logística. Já o dropshipping permite que os varejistas vendam produtos sem ter um estoque físico.
Como funciona o dropshipping?
Confira a seguir como funciona o dropshipping e como iniciar nesse tipo de loja online.
Escolha do fornecedor
O primeiro passo para iniciar no dropshipping é encontrar fornecedores confiáveis e de qualidade que estejam dispostos a trabalhar nesse modelo de negócios.
Integração com a plataforma de e-commerce
Após selecionar os fornecedores, é necessário integrar seus produtos à plataforma de e-commerce, garantindo que as informações de estoque e preços estejam sempre atualizadas.
Venda e processamento de pedidos
Quando um cliente realiza uma compra, o varejista repassa o pedido ao fornecedor, que é responsável por embalar e enviar o produto diretamente ao cliente.
Atendimento ao cliente
Mesmo no modelo de dropshipping, é essencial oferecer um excelente atendimento ao cliente, respondendo a dúvidas, solucionando problemas e garantindo a satisfação dos compradores.

Vantagens e desvantagens do dropshipping
O dropshipping é uma estratégia de negócios inovadora que tem revolucionado o mundo do e-commerce, oferecendo uma abordagem eficiente e escalável para os varejistas online.
Porém, é importante levar em consideração as vantagens e desvantagens de optar por esse modelo de negócio. Confira a seguir quais são elas.
Vantagens
- Menos dinheiro investido para começar a empreender: não precisa fazer grandes investimentos iniciais com estoque.
- Melhor flexibilidade de localização regional: desde que tenha uma boa conexão com a internet, é possível gerir seu negócio de dropshipping em qualquer lugar do mundo.
- Fácil escalação do seu negócio: a sua empresa não precisará se preocupar com questões de processar os pedidos ou embalagem, esse trabalho fica por conta dos seus fornecedores, então escalar seu negócio será mais rápido e fácil.
- Uma abrangência maior de produtos: sem produto em estoque para vendê-lo, fica mais fácil oferecer alguns itens menos procurados, por exemplo. É só encontrar um fornecedor que tenha estoque desses produtos que você pode facilmente colocá-lo à venda no seu e-commerce.
Como nem tudo são flores e surpresas não são boas no mundo dos negócios, vamos às desvantagens.
Desvantagens do dropshipping
- Margem de lucro menor: para cobrir custos baixos, alguns produtos são ofertados com preços menores e, para lucrar, às vezes é necessário um volume de vendas extremamente alto.
- Problemas com estoque de fornecedores: quando você trabalha com giro de mercadorias que não é você que controla, que também atende à outras empresas, as mudanças de estoque são inevitáveis.
- Complicações no envio: visto que o dropshipping visa envolvimento com mais de um fornecedor, provavelmente os envios dos produtos comprados em seu e-commerce irão passar por vários remetentes, com remessas diferentes, o que pode complicar os custos ou as questões fiscais.
- Erros do fornecedor: Ao optar pelo dropshipping, é possível que você se encontre em situações que não é culpado de nada, mas acaba tendo de arcar com as consequências de erros de fornecedores do mesmo jeito, afinal, erros acontecem.
Outro ponto que é importante mencionar é que no dropshipping, quem embala os produtos é seu fornecedor e isso precisa ser combinado, normalmente você pagará por este serviço e pela embalagem.
Certifique-se que a embalagem terá a sua marca, este é um ótimo momento para divulgá-la.
A boa notícia é que problemas acontecem, mas uma boa resolução com um atendimento atencioso irá minimizar este impacto. Problemas acontecem, a maneira que você os resolve te diferencia da maioria.
Se você tem uma loja online e precisa otimizar sua gestão de entregas, conheça o TMS da FR especializado para e-commerces. Essa plataforma integra todas as áreas do seu e-commerces, facilitando a visibilidade logística de toda a operação.
Além disso, a ferramenta uniu as principais funcionalidades de TMS necessárias para uma operação eficiência, econômica e rápida. Agora, a sua empresa pode gerir todas as etapas de envio de mercadorias em um só lugar, com tecnologias eficientes para garantir o acompanhamento da equipe e do cliente durante todos os processos.
Para trazer esses benefícios para a sua empresa, clique aqui e conheça a nossa solução. Saiba porque o TMS da FR foi considerado o melhor TMS para e-commerce da América Latina.