
O e-commerce cresceu, cresceu muito e apesar disso, ele ocupa menos de 10% do comércio nacional, ainda há muito espaço para desbravar. Sem dúvidas, este é o momento da digitalização, de trazer o negócio para o digital.
Escrevo este conteúdo em tempos de Covid-19, mesmo que você venha a lê-lo após a pandemia, ele ainda será essencial para o bom funcionamento do seu negócio.
O fato é que a internet traz muitas oportunidades para o empreendedor, mas também traz muitos desafios e muitas dificuldades. Minha intenção com esse curso é te ajudar, te fornecer uma gama de informações já reunidas em um único lugar, para evitar prejuízos em seu negócio. Algumas coisas aprendemos após os errarmos muito, continue comigo e torne-se um expert em logística para e-commerce sem precisar fazer seu negócio sofrer.
Este é o primeiro texto de uma série de estudos sobre a logística do e-commerce. Ao final do estudo você será capaz de:
- Compreender o processo logístico do e-commerce e definir o melhor cenário para seu negócio;
- Implantar novos processos logísticos em sua operação;
- Enxergar a logística como diferencial competitivo.
Quando se fala em logística para e-commerce, a maioria das pessoas pensam que ela está relacionada unicamente ao transporte, mas essa é somente uma parte dela. A palavra logística vem do grego e está relacionada a toda gestão da Cadeia de Suprimentos, ou seja, todo o processo de produção, compra, armazenamento, separação, expedição e transporte de produtos/serviços para que sejam entregues na hora certa, no lugar certo, com a maior qualidade e menor custo possível.
Artigos do estudo “Como estruturar a logística como diferencial no e-commerce”:
Apresentação (você está aqui)
1 Princípios básicos do e-commerce e Influenciadores na logística no e-commerce
2 Como contratar uma transportadora/Com quantas transportadoras trabalhar