
O comércio eletrônico possui sazonalidades que são aguardadas pelos lojistas pelo fato de serem capazes de movimentar de maneira expressiva seu faturamento.
A pesquisa feita pelo Ebit|Nielsen considerou a expectativa de consumidores e estima-se que a data deverá movimentar R$ 2,4 bilhões em 2019, esse valor representa um crescimento de 13% ao comparar com 2018, que teve uma movimentação de R$ 2,09 bilhões.
O volume de compras também deverá aumentar em 10%, que equivale a 5,6 milhões de pedidos, o que fará com que o dia dos pais supere em 2,6% o dia das mães. O ticket médio deverá ficar 2% acima do ano passado, por volta de R$ 419, que também irá superar o dia das mães (R$402) e o dia dos namorados (R$384).
A datas sazonais são aguardadas com ansiedade para a movimentação no faturamento, entretanto elas podem trazer alguns desafios e revelar algumas necessidades no comércio atual. O aumento na quantidade de pedidos naturalmente aumenta as demandas da operação e do SAC.
Como melhorar a logística para seu e-commerce faturar em sazonalidades
O lojista poderá identificar onde há oportunidades de otimização, como por exemplo, o cálculo de frete, em uma data que deveria trazer lucros, se ele estiver com discrepâncias, acarretará em prejuízos.
O rastreio também pode se tornar um agravante. Grande parte dos atendimentos ao consumidor se dá por conta de atualizações do rastreio, normalmente tem-se uma pessoa responsável por enviá-los e atualizar os que já receberam.
Os grandes volumes de vendas nessas datas fazem com que mais encomendas atrasem, aconteça mais roubos e demais problemas, isso aumenta ainda mais a pressa do cliente, sem contar que ele deseja que sua encomenda chegue antes da data especial, neste caso, o dia dos pais.
Também devemos considerar a entrega em si, como as empresas de transporte tem prestado seus serviços. A maioria dos e-commerces utilizam o Correios em devido a sua abrangência e em alguns casos, uma ou duas transportadoras. É sabido que os Correios prestam um serviço que em alguns aspectos, é ineficaz.
Em datas de grandes movimentações, seu sistema apresenta instabilidades, o que faz com que seus clientes fiquem sem o cálculo de frete. Essa questão pode ser resolvida com o módulo offline dos Correios.
Os atrasos também são decorrentes em virtude do grande volumes de entregas, além de gerar muitas demandas ao SAC, o cliente, insatisfeito associa a eficácia do serviço dos Correios ao lojista, que deseja tanto quanto seu cliente que suas mercadorias sejam entregues.
As dificuldades existem para todos em qualquer mercado, no e-commerce não é diferente. A loja virtual se destacará na maneira como resolve esses problemas e se preocupa com a experiência de compra do cliente. Minimamente, é preciso ter um cálculo de frete preciso, conciliar as faturas para evitar divergências nos valores recebidos e pagos.
Também é imprescindível ter várias opções de frete, pois aumenta a possibilidade de atender o que o cliente busca, o que acarreta na melhoria das taxas de conversão.
Não é bom sinal ficar refém de uma ou duas transportadoras, ou dos Correios. Quanto mais empresas de transporte, melhor a abrangência de entregas e maior a diferenciação com a qualidade dos serviços dos Correios.
É sabido que contratar transportadoras não é nada simples, além do alto custo e burocracia para integrar e realizar a contratação, cada uma conta com um sistema distinto, o que pode gerar um gargalo para rastreios e atualizações.
A saída é utilizar a Inteligência Logística, que conecta o e-commerce a empresas de transporte, além de automatizar a comunicação com as transportadoras que o e-commerce já utiliza, inclusive com os Correios, caso ele tenha contrato. Assim, a loja virtual fornece várias opções de frete aos visitantes, sem desenvolver contrato ou integração com elas e ainda envia o rastreio de forma automática por e-mail ou SMS aos clientes.
Texto original: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/dia-dos-pais-deve-superar-dia-das-maes/