
Ter um bom gerenciamento de frete no e-commerce pode significar a diferença entre vender bem e obter boas margens de lucro, evidenciando o sucesso do seu negócio ou não. Este artigo será para mostrarmos o que existe de novo em questões de logística que você pode aplicar em sua loja online também.
Sumário
Tendências de logística para e-commerce que você pode se interessar
Showrooming
O showrooming trata-se da ação em que os compradores experimentam produtos na loja física e depois fazem a compra na loja virtual por um melhor preço. Isso se deve ao fato de que muitas lojas virtuais oferecem condições e preços mais atrativos do que as lojas físicas, pois lojas virtuais não têm muitos custos de operação como a física, permitindo ao lojista oferecer ações mais atrativas no e-commerce, por exemplo, frete grátis e até mesmo preços menores.
OmniChannel
O omnichannel chegou em um mundo onde não há mais barreiras entre o online e o offline, o lojista está buscando formas de se adaptar às tendências de comportamento do consumidor e utilizar a tecnologia para melhorar a experiência de compra, o que gera melhores resultados em vendas.
Essa grande e atual tendência consiste em não ter diferenças entre loja física e virtual, podendo assim, incentivar o consumidor a verificar o produto online e comprar na loja física e vice-versa.
Por meio de softwares e usar boas estratégias de comunicação e publicidade será possível atender a essa demanda de forma eficiente e lucrativa para a sua empresa.
Este conceito é tão presente no e-commerce e vem crescendo, que fiz um artigo só sobre ele. Leia “O que é Omnichannel e como aplicar ao e-commerce”. Você verá que o Omnichannel é muito mais que comprar na loja virtual e retirar na loja física. As trocas e devoluções podem ser feitas neste conceito também.
Inclusive aqui na Frete Rápido, temos cases de empresas que são Omnichannel, que vendem em loja virtual, possuem várias lojas físicas e para baratear o frete, utilizam nosso cálculo de frete multi origens, para que o produto parta do ponto mais próximo do endereço de entrega.

3. Same Day Delivery (Entrega no mesmo dia)
Sem dúvida, uma das maiores tendências de e-commerce. Afinal, cada vez mais empresas estão otimizando suas opções de transporte para que os produtos cheguem no mesmo dia ao cliente, o que resulta em muitas vantagens como:
- A fidelidade do consumidor aumenta;
- O contato com o cliente é rápido, gerando feedbacks mais satisfatórios;
- Cria-se maior valor agregado à marca;
- A loja virtual é lembrada, especialmente, em momentos de datas comemorativas;
- É aceito como um serviço de alta qualidade, ou seja, aceitam pagar mais por isso.
Por ainda ser um diferencial no e-commerce brasileiro, as empresas que se preparam mais rápido, alcançam fatias maiores do mercado.
Este conceito também é outra inovação aplicada no nosso hub de transporte digital, onde lojistas virtuais possuem entregas same day e naxt day a partir de R$ 6,95.
4. Drones de entrega
A utilização de drones para realizar entregas de pacotes mais leves é uma novidade promissora para a logística de frete de um e-commerce. Com essa nova tecnologia, espera-se acelerar o processo de entrega para os clientes.
Sem dúvida, as maiores vantagens estarão no custo e na flexibilidade, afinal, por não dependerem de motoristas dedicados, sua operação será relativamente barata. Ao mesmo tempo, não sofrerão com o trânsito nas cidades e poderão realizar diversas entregas paralelamente.
É esperado que, com os drones, o tempo de entrega diminua significativamente.
5. Hub de transporte digital
O hub de transporte digital conecta embarcadores, empresas B2B e B2C, como indústria, e-commerce e varejo a transportadoras. Na América Latina, a Frete Rápido, até o momento, é o único hub de transporte 100% digital.
O objetivo principal nesta plataforma logística é diminuir o gap entre as duas pontas. Assim, as empresas que precisam entregar seus produtos podem utilizar as transportadoras conectadas ao hub sem ter contrato ou integração com cada uma delas e ter acesso a um cálculo de frete preciso em todos os seus canais de venda, como no carrinho do e-commerce, marketplace e televendas.
A partir daí, o hub otimiza a logística do embarcador na pré-venda, pós-venda, gestão e tracking. A solução é extremamente robusta e eficaz, o melhor de tudo é que atende as grandes empresas e as que estão em ascensão com a mesma eficiência.
Listei abaixo as soluções que a Frete Rápido fornece aos embarcadores.
Pré-Venda:
- Cotação de frete multicanal (B2B e B2C);
- Compara seus contratos atuais de fretes com outras opções;
- Opções de entrega em tempo real;
- Regras de Frete;
- Omnichannel, MultiOrigens e Dropshipping;
- Módulo Offline dos Correios;
- Consolidação de volumes.
Pós-Venda:
- Retorno com dados da transportadora escolhida para emissão da Nfe;
- Ordem de coleta e impressão de etiquetas;
- Geração do código de rastreio;
- Carregamento do CT-e;
- Acompanhamento da entrega;
- Comprovação da entrega.
Tracking:
- Interface com todas as cargas independente da transportadora;
- Filtros de resultados;
- Notificação de ocorrências de frete para o operacional;
- Envio automático de rastreio para o cliente, por e-mail, SMS e SMS Flash.
Gestão
- Auditoria de fatura de frete;
- Métricas e KPIs das transportadoras;
- Visão geral da operação.
Isso é tudo, pessoal!
