5 razões para oferecer um frete rastreável no e-commerce

A venda pela internet é uma experiência bem diferente da venda presencial. Hoje em dia, segundo pesquisa da NZN Intelligence, 64% dos consumidores têm preferência pelo comércio eletrônico – por meio do qual conseguem escolher as melhores opções de produtos e acompanhar suas entregas com um frete rastreável

Do lado do lojista, para obter sucesso nos negócios, o ideal é ter processos que forneçam uma boa experiência de compra ao público e, ao mesmo temo, colaborem para a melhoria dos processos internos. Um deles, com foco na logística do e-commerce, é o oferecimento de frete rastreável e 100% acessível aos consumidores

O não envio de rastreio das encomendas ainda é algo comum entre os lojistas. Com isso, eles acabam caindo em uma armadilha e tanto: não atender às expectativas do cliente – que pode estar precisando muito da mercadoria, ou mesmo comprou por impulso e deseja recebê-la o mais rápido possível, por exemplo.  

Além disso, é por meio do frete rastreável e seu status que o cliente se informa sobre quando o produto chega e se programa para estar no endereço de entrega. Sem essa informação, a quantidade de destinatários ausentes pode causar muitos custos adicionais à companhia.  

Ainda precisa ser convencido de que oferecer um frete rastreável e totalmente gratuito deve ser essencial na sua empresa? Confira abaixo seis razões para adotar essa estratégia! 

Por que oferecer frete rastreável e acessível?

É um investimento para a empresa 

O custo de implementação do frete rastreável pode ser um empecilho para as empresas. No entanto, as organizações devem priorizar o custo-benefício na escolha da solução e o investimento a longo prazo – já que, ao implementar o rastreio, ocorrerá o aumento das vantagens logísticas internas e para os clientes. 

Melhora a comunicação e a experiência de compra do cliente  

Proporcionar uma boa jornada de compra para os clientes deve ser o centro dos negócios. Afinal, quando o consumidor realiza sua compra, ele quer receber o produto, saber onde a mercadoria está e se está tudo certo com a entrega.  

A adoção do frete rastreável pelas empresas auxilia nessa missão: o rastreio traz comodidade ao cliente, que recebe informações sobre sua entrega e fica mais tranquilo ao saber quando irá receber seu produto. Isso implica em uma maior credibilidade para a sua marca. 

Foco na fidelização do consumidor 

A partir do uso de um frete rastreável e 100% acessível na sua empresa, o poder de fidelização se torna bem maior. Isso porque é possível criar uma maior recorrência e persistência do consumidor com a marca

Tomando como exemplo, as soluções de rastreio da Frete Rápido, o lojista consegue inserir banners na tela de rastreio para que o consumidor seja impactado e faça uma nova compra, afinal, a tela de rastreio é um local onde o consumidor possui total interesse e atenção.

Aumento de tráfego e vendas 

O frete rastreável e acessível elimina a preocupação do consumidor no que diz respeito ao status de entrega – fator que direciona a atenção do visitante para a conclusão da venda. O serviço torna a loja mais atrativa e aumenta a sensação de ganho do cliente

Diminui a taxa de rejeição e as demandas do SAC 

O frete rastreável é uma prática que diminui o índice de resistência e de abandono de carrinho: sem a preocupação do status do frete em mente, os ruídos e obstáculos na jornada do cliente se tornam menores.  

Além disso, o rastreio reduz o número de e-mails e ligações que o SAC recebe. Assim, o time terá mais tempo para resolver outras questões – já que o consumidor não ficará ligando para saber onde está a sua encomenda. 

Os clientes da Frete Rápido, por exemplo, conseguem escolher quais status serão enviados para o destinatário e quais status serão enviados para o remetente. Dessa forma, se acontecer algum imprevisto com a encomenda, o time de SAC será notificado proativamente e poderá iniciar as resoluções antes que o consumidor ligue para reclamar.

Ajuda na análise dos resultados 

Com um sistema de rastreio otimizado, é possível extrair métricas e KPIs e analisar as operações. Por meio de uma visão macro dos negócios, a empresa realiza avaliações e tem melhor embasamento para tomar as melhores decisões para otimização de seu e-commerce. 

Com as soluções da Frete Rápido, a sua empresa entrega uma experiência única aos clientes. Com o rastreio em tempo real, você fornece o rastreio com a localização exata da encomenda e reduz as tentativas de entrega, para as operações de delivery, last mile e ship from store. 

Para as operações de e-commerce onde os produtos são enviado através de transportadoras, no frete fracionado, a FR também fornece tecnologia para o rastreio, centralizando e padronizando os rastreios das transportadoras, disparando para o canal de venda ou sistema, e também para o destinatário, via e-mail, SMS e WhatsApp.

Saiba mais sobre todos esses serviços com o time FR e transforme sua operação com nossa tecnologia. 

Head de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o Hub de transporte digital para médias e grandes empresas do comércio eletrônico.

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