
Você sabia que as principais causas de abandono de carrinho são altos valores de frete e longos prazos de entrega? Uma das medidas que pode auxiliar a melhorar esses pontos no seu e-commerce é adotar um bom gateway de frete.
Segundo dados levantados pela Yampi, 70% dos casos de abandono de carrinho acontecem no momento em que o cliente chega a área referente aos dados de entrega.
E diante de um mercado com cada vez mais concorrência, fornecer mais opções de entrega e otimizar o setor logístico, além de reduzir custos, são diferenciais importantes.
Neste contexto, investir em um gateway de frete eficiente é imprescindível para o sucesso da logística dos negócios. Portanto, confira no conteúdo a seguir qual o papel do gateway de frete para minimizar o abandono de carrinho e melhorar os resultados na loja virtual.
Sumário
O que é o Gateway de Frete?
A tradução literal para gateway é porta de entrada, termo que também funciona como ponte e conexão. Aplicado na logística e no e-commerce, o gateway de frete serve para conectar lojas virtuais e seus canais de venda a empresas de transporte.
Com essa função, o e-commerce fornece aos seus clientes várias opções de entrega, o que resulta em otimizações na operação.
Quando utilizar o gateway de frete para lojas virtuais?
Para e-commerces, lojas virtuais e marketplaces, o gateway de frete se torna uma solução interessante em diversas situações, tais como:
- Diversidade de Transportadoras: quando a loja virtual trabalha com diferentes transportadoras para realizar suas entregas, o gateway de frete facilita a integração e gestão de todas elas em um único sistema.
- Cálculo Preciso de Frete: para oferecer aos clientes opções de frete com valores precisos e competitivos, o gateway de frete é essencial, pois realiza o cálculo considerando diversos fatores, como peso, dimensões e destinos.
- Automatização de Processos: com o aumento do volume de vendas, é fundamental automatizar processos logísticos. O gateway de frete permite a automação de cotações, geração de etiquetas de envio e rastreamento de pedidos.
Como funciona um gateway de frete para e-commerce
O funcionamento de um gateway de frete para e-commerce é baseado em integrações entre a plataforma de vendas online e as transportadoras. Veja os principais passos desse processo:
Integração com Plataforma
O gateway de frete é integrado à plataforma de e-commerce, permitindo que as informações de produtos e pedidos sejam compartilhadas de forma automática.
Cotação de Frete
Quando um cliente realiza uma compra, o gateway de frete realiza a cotação do frete com base nas informações do pedido, como peso, dimensões e destino.
Escolha da Transportadora
Com as cotações de frete disponíveis, o cliente pode escolher a opção que melhor atende às suas necessidades, seja em termos de prazo de entrega ou custo.
Geração de Etiqueta e Rastreamento
Após a escolha da transportadora, o gateway de frete gera a etiqueta de envio e disponibiliza o código de rastreamento, permitindo que tanto o cliente quanto a loja acompanhem a entrega.
Quais os benefícios do Gateway de Frete?
Entenda a seguir quais os benefícios de investir em um bom gateway de frete e por que ele se faz essencial para os resultados no e-commerce.
Possibilidade de trabalhar com mais de uma transportadora
Um dos principais benefícios do gateway de frete é a possibilidade de integrar e trabalhar com mais de uma transportadora.
Isso permite que e-commerces tenham acesso a uma variedade de opções de frete, podendo escolher as transportadoras que oferecem os melhores prazos e custos para cada região de entrega.
Dessa forma, é possível otimizar a logística de forma mais eficiente e atender às demandas dos clientes de forma personalizada.
Cotações de frete precisas
Nem todos e-commerces possuem um sistema de conciliação de faturas ou realizam um comparativo entre os valores recebidos e pagos relacionados ao frete.
Dessa forma, neste gap se esconde uma fonte de prejuízos, incluindo a discrepância nos valores de frete. Isso porque o cálculo por tabela de frete nem sempre comporta todas as especificidades necessárias.
Com o gateway de frete, os valores de todas as discrepâncias são eliminados.
Com a função, ainda é possível aplicar soluções como o Módulo Offline dos Correios e a Consolidação de Volumes. Esses, possibilitam o cálculo de frete com o sistema dos Correios fora do ar e o agrupamento de produtos de uma mesma venda, gerando uma redução de até 40% no valor do frete.
Diversificação de frete para o cliente
Com o gateway de frete, os e-commerces têm a capacidade de diversificar as opções de frete oferecidas aos clientes.
Seja por meio de fretes expressos, econômicos ou com diferentes prazos de entrega, a diversificação de frete proporciona uma experiência de compra mais flexível e adaptada às necessidades de cada consumidor.
Isso contribui para a fidelização dos clientes e para a melhoria da reputação da loja virtual no mercado.
Rapidez no cálculo
A rapidez no cálculo também é um dos principais motivos de abandono de carrinho. Por isso, a função de gateway de frete da Frete Rápido é a mais rápida do mercado. Ela possui SLA de 99,9% e retorno em menos de 20 milissegundos. Para efeito de comparação, a média dos concorrentes é de 200 milissegundos.
O cálculo de frete inclui todas as origens em uma única requisição. Além disso, é possível utilizar os parceiros de entrega e a malha de parceiros conectados à FR, aplicando todas as regras de frete e condicionamentos que fazem sentido para a estratégia de venda do seu negócio.

Campanhas e regras de frete
A função possibilita que o gestor aplique ao seu negócio estratégias de vendas relacionadas ao frete. Como é o caso de frete grátis para compras acima de um determinado valor.
É importante ter em mente que o frete tem um impacto direto na decisão de compra do consumidor. Portanto, investir em planos para reduzir ou mesmo zerar os valores dos envios pode melhorar – e muito – o desempenho dos negócios.
Gestão de frete em um só lugar
Outro benefício significativo do gateway de frete é a centralização da gestão de frete em um só lugar. Ao integrar diferentes transportadoras em uma única plataforma, os e-commerces, lojas virtuais e marketplaces conseguem simplificar e otimizar processos logísticos, como cotação de frete, geração de etiquetas de envio e rastreamento de pedidos.
Isso resulta em uma gestão mais eficiente, redução de erros e maior controle sobre as operações de entrega.
Otimização de tempo
O gateway de frete economiza tempo dos operadores logísticos, o que viabiliza o desenvolvimento de outras áreas ou outras tarefas do e-commerce.
Ademais, ao implantar essa função, a loja online passa a contar com uma equipe de suporte especializada para atender às suas eventuais necessidades.
Filtro de resultados
A solução oferecida pela Frete Rápido ainda permite a utilização de filtros de resultados. Com a tecnologia, o nome da transportadora não é exibido ao cliente e o número de opções também é limitado.
Isso ajuda o consumidor na hora da escolha, influenciando também na performance e na taxa de conversão do e-commerce.
Dessa forma, o lojista escolhe quantas transportadoras aparecerão e também consegue ocultar o nome das transportadoras e adicionar somente o nome dos serviços. Tudo dependerá do nicho da loja, o perfil de cliente e as estratégias que serão aplicadas.
Monitoramento de envios
Por fim, o gateway de frete oferece a possibilidade de monitorar os envios de forma mais eficaz.
Através do rastreamento em tempo real das entregas, tanto os e-commerces quanto os clientes podem acompanhar o trajeto das encomendas, verificar prazos de entrega e identificar eventuais problemas logísticos.
Esse monitoramento contribui para uma comunicação mais transparente com os consumidores e para a resolução ágil de possíveis contratempos durante o processo de entrega.

TMS para e-commerce: Frete Rápido e a gestão unificada para maior eficiência
Melhorar as taxas de conversão no e-commerce e a experiência do comprador é uma necessidade.
Portanto, uma ferramenta como o TMS para e-commerce da Frete Rápido, é capaz de otimizar os processos, com soluções logísticas ainda mais completas que o Gateway de Frete.
Suas funcionalidades vão desde cotações de frete em tempo real, até o rastreio da encomenda. Com o TMS da FR, é possível cotar e utilizar os serviços de entrega que melhor atender as necessidades da empresa sem realizar contrato com todas as transportadoras.
Nossa ferramenta também fornece o Business Inteligence, com um levantamento de dados completo sobre os fretes, possibilitando um maior controle através das métricas fornecidas pelos KPIs(Key Performance Indicator).
Assim, o administrador pode analisar, prever possíveis problemas ou pontos a serem melhorados e realizar as devidas otimizações.
O TMS da FR fornece tecnologia logística para e-commerce em toda a jornada de compra, permitindo ganhos diretos e indiretos em toda a operação.
Além do gateway de frete, os benefícios da ferramenta incluem:
- Alta performance no cálculo de frete nos canais de venda;
- Otimização de cubagem e redução de 20% a 40% no valor do frete;
- Estratégias de marketing com regra de frete;
- Filtros de resultados;
- Multiorigem e Ship From Store;
- Novas opções de entrega.
Para saber mais, conheça todas as funcionalidades do TMS da FR e entenda como a sua equipe pode melhorar a eficiência e gestão utilizando uma ferramenta completa e única. Por isso, somos considerados o TMS para e-commerce lider na América Latina.
1 Comentário