
Após a introdução da internet no Brasil e sua popularização, o e-commerce passou a fazer parte da vida dos brasileiros. Com a crescente adesão dos consumidores ao longo de muitos anos, o comércio eletrônico alcançou um patamar tão elevado que, hoje, é responsável por mais da metade das vendas atuais do varejo no país.
Os recentes faturamentos das lojas virtuais comprovam que esse modelo de negócio se mostra cada vez mais relevante. Somente em 2021, o e-commerce brasileiro obteve um faturamento de R$161 bilhões, representando um crescimento de 27% comparado ao ano de 2020.
Ainda assim, em 2022, somente nos 5 primeiros meses do ano, a categoria já apresentava um aumento de 785% no faturamento em relação ao mesmo período de 2019, momento antes da pandemia.
Além de gerar expectativas para o futuro, esses números, obtidos por meio de um levantamento da SmartHint, demonstram a evolução do comércio eletrônico nos últimos anos, que além de impactar fortemente o setor varejista e suas ramificações, modificou a maneira com a qual diversos processos eram realizados, visto a crescente demanda.
Com a ascensão do comércio eletrônico no Brasil, todos os setores precisaram se adaptar e iniciar o processo de modernização, inclusive a área de Logística, para atender e suportar essa alta demanda. Na prática, houve a transição do operacional para o estratégico, principalmente com o surgimento de ferramentas e serviços inovadores de integração.
Quais foram, então, essas grandes transformações no mundo dos negócios, do varejo e da logística?
Como o e-commerce revolucionou a experiência de compra e venda e modificou completamente o setor logístico?
Entenda como a conexão logística no e-commerce acontece e como a experiência do cliente é impactada.
A transformação da logística com o e-commerce
A princípio, a grande transformação do setor logístico aconteceu com a chegada das lojas virtuais. Com grande demanda de produtos e clientes de todos os lugares do país, os comerciantes, como primeira iniciativa de mudança, tiveram que terceirizar as entregas.
Não somente pela distância, existia muita complexidade para controlar o estoque, uma vez que havia a necessidade de gerenciar grandes armazéns e toda a operação logística.
Antes, a mercadoria saia do fornecedor, chegava ao varejista, que distribuía para as lojas físicas e, por fim, encaminhava ao consumidor final.
Hoje, na maioria dos casos no e-commerce, o produto é enviado diretamente do fornecedor para o cliente.
Ao passo em que a demanda se tornou cada vez maior, os operadores logísticos sentiam muita dificuldade em conseguir gerir toda a cadeia de entrega e abastecimento.
Foi a partir dessa carência que surgiram os sistemas WMS e ERPs, conhecidos nos dias de hoje.
Integrações no e-commerce
Importante para a modernização, redução de custos e melhorias nos procedimentos internos, a integração no e-commerce é um ponto chave para a gestão organizacional, crescimento da marca e sucesso nas vendas.
Antes, os varejistas precisavam cuidar separadamente de todos os setores ligados ao processo de vendas, como atendimento, controle de estoque, transporte, distribuição, setor financeiro, entre outros.
No entanto, com os sistemas de gestão integrada, a tecnologia oferece a automatização e interligação das divisões da empresa que atuam frente ao ciclo de negociações, principalmente a área logística.
Para o melhor funcionamento do e-commerce, o software de integração une, em uma única plataforma, diferentes recursos e ferramentas para potencializar a gestão do negócio.
Benefícios de implementar integrações no e-commerce:
- Aprimoramento da gestão: Permite a otimização do fluxo logístico com a eliminação de tarefas manuais, por exemplo, além de proporcionar mais agilidade nas etapas.
- Aumento da produtividade: Possibilita a identificação de falhas, executa de forma rápida atividades demoradas e repetitivas, bem como transfere as informações de maneira ágil e confiável para cada estágio dos processos no setor.
- Redução de estoque: Assegura que todo o estoque esteja devidamente organizado, sem que haja falta de mercadorias ou excesso delas. Logo, com esse controle mais rigoroso, não há riscos de reposições indevidas, o que gera a redução de custos e fôlego financeiro.
- Entrega mais ágil: Proporciona confiabilidade para o consumidor, uma vez que os sistemas de gestão integrada garantem que não ocorram atrasos, inconsistências ou outros problemas que possam impedir a entrega da mercadoria.
- Tomada de decisão: Apoia nas decisões mais certeiras a partir de e relatórios completos e precisos gerados pelos softwares. Dessa maneira, é possível corrigir falhas em curto prazo e impedir possíveis prejuízos.
Isso tudo reflete na experiência do cliente, já que pode definir a boa reputação da marca e cultivar a fidelização dos consumidores. Portanto, não basta implementar qualquer sistema de gestão integrada, é preciso introduzir as ferramentas mais importantes e que mais fazem sentido para o seu negócio.
Principais ferramentas e serviços logísticos
Sistema de gestão logística
Contar com essa solução implica na execução de um planejamento bem estruturado e sem falhas. A movimentação dos produtos é um fator importante a ser considerado no meio logístico, isso porque envolve uma complexidade de organização.
A rastreabilidade é fundamental nas operações logísticas, visto que dispõem de tecnologia que possibilita o acompanhamento da localização em tempo real de mercadorias.
Sem dúvidas, a segurança dos produtos em transporte é uma das maiores preocupações de todo varejista, pois qualquer desvio de rota ou incidentes podem afetar a entrega do produto ao consumidor.
Além de trazer mais proteção para o operador logístico, a rastreabilidade contribui para a satisfação do cliente, que pode usufruir do mesmo mecanismo para acompanhar a entrega do seu pedido com mais facilidade e comodidade.
É notável o quanto a logística precisa de tecnologias para conseguir assegurar ao máximo que todos os processos possam ser executados em paralelo ao planejamento. Cada software, sistema ou plataforma pode agregar ao setor logístico de maneiras diferentes, mas com o mesmo objetivo: promover uma gestão eficiente ao seu e-commerce.
CRM – Customer Relationship Management
O CRM, termo mais conhecido como Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente é um intermediador entre a empresa e o consumidor. A partir da coleta de dados e armazenamento das informações, a ferramenta permite o desenvolvimento de estratégias de comunicação.
De maneira automatizada, o recurso gera interações com o intuito de informar, captar leads, vender, oferecer suporte e, por fim, organiza os perfis armazenados. Com isso, é possível criar um vínculo com o cliente ao propor uma boa experiência.
ERP – Enterprise Resource Planning
Definido como um sistema de gestão integrado, o ERP interliga diferentes departamentos do e-commerce para unir informações e permitir uma gestão mais efetiva por meio de tomadas de decisões baseadas nos dados coletados.
Geralmente são soluções customizadas conforme as necessidades e objetivos de cada e-commerce.
Sistema de gestão de estoque
Considerada uma das ferramentas mais essenciais para a gestão da empresa, possuir um bom sistema para gerir o estoque possibilita um controle maior e mais eficiente da produção.
Sendo assim, sua aplicação gera organização e coopera no processo de distribuição, além de auxiliar na prevenção de prejuízos, pois a integração com o setor de compras permite que a plataforma identifique os níveis de estoque para reposição.
Sistema de administração de armazenagem
O foco desse recurso é oferecer otimização dos processos de recebimento, separação, armazenagem e expedição das mercadorias. Cada detalhe que envolve essas etapas são previstas e submetidas ao sistema, como impressão de etiqueta e geração de nota fiscal, por exemplo.
Outro ponto importante dessa ferramenta é a possibilidade de monitorar a produtividade, permitindo maior organização, planejamento e simulação de cenários com o intuito de prever falhas e inconsistências.
São inúmeras as soluções de otimização para área logística no varejo. Independentemente de o foco das negociações visarem acordos B2B ou B2C, a conexão logística no e-commerce envolve uma série de facilidades que permitem maior potencial de vendas.
Quando alguns dos principais recursos são disponibilizados em conjunto por uma única plataforma, a vantagem é ainda maior. Isso porque, a concentração dos serviços de integração logística gera mais facilidade, confiança, menos gastos e mais agilidade na implantação e manutenção dos processos.
A tendência é que cada vez mais o setor logístico simplifique etapas e busque soluções inovadoras que permitam maior produtividade e melhoria contínua. Tudo isso faz parte da transformação digital da logística, além de implicar na competitividade em meio ao e-commerce.