Last Mile: melhorias para as entregas no e-commerce

Last Mile: vantagens para otimizar entregas no e-commerce

Quando o assunto é e-commerce, a eficiência da Last Mile — ou Última Milha, em português — é uma das prioridades para destacar o negócio da concorrência.

Contudo, é comum surgir a dúvida: como otimizar as entregas na operação de um grande e-commerce e ainda garantir a satisfação do cliente?

Neste conteúdo, exploramos como a otimização da Last Mile pode resultar em entregas mais rápidas, eficientes e econômicas, ao mesmo tempo em que impulsiona a satisfação e fidelização do consumidor à loja. Acompanhe até o final!

O que é o conceito de Last Mile na logística?

O conceito de Last Mile na logística se refere à etapa final da entrega de um produto. Essa etapa é importante, pois é nela que ocorrem os maiores desafios e custos logísticos.

O objetivo da Última Milha é garantir que o produto seja entregue de forma eficiente, rápida e satisfatória para o cliente, independente do local da entrega. Para isso, é necessário:

  • Planejar as rotas;
  • Utilizar tecnologias de rastreamento e monitoramento;
  • Contar com uma boa gestão de estoque e transporte.

Por que o Last Mile é considerado uma etapa crítica?

Como o Last Mile é o ponto alto da jornada de compra, o momento onde o pacote será entregue ao destinatário, a forma como a entrega é realizada tem um impacto significativo na satisfação do consumidor.

Logo, caso a entrega atrase, esteja incorreta ou de baixa qualidade, isso pode resultar em clientes insatisfeitos e até mesmo na perda de futuros negócios por conta da reputação da sua loja com os clientes.

Além disso, a última milha também é uma das etapas mais desafiadoras e custosas da logística. Ela envolve a coordenação de diversas variáveis, como:

  • Rotas mais eficientes;
  • Tráfego;
  • Restrições de horário;
  • Necessidade de garantir que o produto seja entregue de forma segura e intacta.

Esses desafios podem resultar em custos adicionais, como despesas com combustível, mão de obra e tecnologia de rastreamento.

Portanto, a eficiência e a qualidade do Last Mile são fundamentais para garantir a rentabilidade e a competitividade das empresas no mercado.

Veja neste artigo como o rastreio de encomendas influencia na experiência de compra do consumidor.

Quais os principais impactos do Last Mile na operação logística para e-commerce

O Last Mile tem um papel importante na operação logística para o comércio eletrônico, afetando vários aspectos-chave. Abaixo estão alguns dos principais impactos observados:

Experiência com o cliente

Como adiantamos, a Última Milha desempenha um papel fundamental na percepção do cliente em relação à loja. Isso porque a experiência de entrega influencia diretamente a satisfação do consumidor.

Previsibilidade nas entregas com rapidez e confiança, juntamente com comunicação clara e rastreamento em tempo real, contribuem para uma experiência positiva.

Redução de custos

Uma otimização eficiente do Last Mile pode resultar em uma redução significativa nos custos operacionais.

Ao implementar estratégias como roteirização inteligente e agendamento eficiente de entregas, grandes empresas de vendas online podem minimizar os custos de transporte e de mão de obra. Como consequência, temos uma melhor rentabilidade do negócio.

Eficiência Operacional

Um Last Mile bem gerenciado leva a uma operação logística mais eficiente. Isso implica em:

  • Menos tentativas de entrega malsucedidas;
  • Roteirização otimizada para evitar atrasos;
  • Capacidade de lidar de forma mais eficiente com picos sazonais.

Portanto, uma operação eficiente melhora a produtividade, diminui o tempo de entrega e aprimora a reputação da empresa no mercado.

Conheça um exemplo de sucesso de como dar mais agilidade às entregas a partir do last mile e da eficiência operacional.

Como otimizar o Last Mile

Para otimizar o Last Mile, é essencial adotar uma gestão de processos integrada. Isso envolve a coordenação eficiente entre todos os envolvidos na cadeia de entrega, desde o armazém até a confirmação da entrega.

Um fluxo de trabalho bem estruturado e uma comunicação clara são fundamentais para garantir a eficiência e a precisão da entrega. Para isso, é importante contar com sistemas de gestão unificados. Assim, você garante a visibilidade geral da operação, entendendo quais os erros e onde precisa ser melhorado.

Confira abaixo as principais ações para otimizar o Last Mile no seu e-commerce.

Gestão de processos integrada

Integrar sistemas e processos internos, incluindo estoque, pedidos e logística, pode aprimorar a eficiência e a visibilidade durante o último trecho da entrega.

Comunicação em tempo real com o cliente

A comunicação proativa com atualizações em tempo real sobre o status da entrega aumenta a confiança do cliente, melhorando a experiência geral.

Diversificação nas opções de entrega

Oferecer opções flexíveis de entrega, como entregas no mesmo dia, entrega em armários inteligentes ou coleta na loja, aumenta a conveniência e a satisfação do cliente.

Gestão de entregas inteligente

Utilizar tecnologias avançadas, como softwares de roteirização, análise de dados e rastreamento em tempo real, pode melhorar a eficiência operacional e reduzir custos durante o Last Mile.

Agendamento de entregas

Permitir que os clientes agendem entregas em horários convenientes para eles reduz as tentativas de entrega não finalizadas e melhora a taxa de sucesso na primeira tentativa.

Transporte coletivo (Crowdsourcing Delivery)

Explorar soluções de entrega colaborativa, onde indivíduos ou empresas locais participam do processo de entrega, pode aumentar a flexibilidade e reduzir os custos da operação.

Sistemas de Gestão eficientes

Implementar sistemas de gestão de logística e entrega avançados pode automatizar processos, melhorar a precisão e proporcionar uma visão abrangente do Last Mile, resultando em uma operação mais eficaz e econômica.

Como, por exemplo, com o uso do App delivery/Last Mile da Frete Rápido. Nele, você pode obter roteirização eficiente, rastreio em tempo real e comprovação de entregas, mantendo toda a jornada de entrega conectada.

Além do APP de delivery da FR, seu TMS conecta os canais de venda, origens (como lojas, dark stores e estoques avançados) e transportadoras. Dessa forma o lojista consegue aplicar suas estratégias omnichannel e ter um delivery eficiente, expedindo a partir da loja, multi-CDs e multi-estoques.

A ferramenta possui integração com Uber, Loggi, Lalamove e ainda possui expertise para integrar frota própria ou qualquer outro modal de entrega.

Viu como é possível otimizar o Last Mile na sua operação de entregas? Ao contar com a ajuda de especialistas e com as ferramentas certas, todo o processo fica muito mais eficiente.

Conte com a Frete Rápido para garantir essa eficiência. Clique aqui e conheça as nossas soluções para unificar a gestão de entregas e ter um total controle de toda a operação.

Head de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o Hub de transporte digital para médias e grandes empresas do comércio eletrônico.

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