Rastrear entregas no e-commerce: soluções para personalizar

Ter acesso a uma ferramenta para rastrear entrega é um dos pontos que faz toda a diferença na sua loja online.

Além de mais comodidade e praticidade para o cliente, esse processo garante mais segurança para a mercadoria transportada.

Além disso, com o crescimento das vendas online, é preciso estar atento ao controle do trânsito de mercadorias.

Mas, qual a melhor ferramenta para rastrear entrega no e-commerce? E ainda, como utilizá-la para personalizar os processos na loja virtual? É o que mostraremos ao longo desta leitura. Acompanhe até o final.

Por que o rastreamento de entregas é importante para o e-commerce?

O rastreamento de entregas é importante para o e-commerce para dar mais transparência para as atividades.

Ele permite que os clientes acompanhem o status de seus pedidos de forma personalizada, por meio de canais de comunicação como SMS, e-mail e WhatsApp.

Isso proporciona transparência e confiança no processo de entrega, reduzindo a ansiedade do cliente em relação à entrega e aumentando a satisfação do cliente.

Além disso, rastrear entregas ainda traz outras vantagens, a destacar:

Experiência do cliente

Rastrear entrega oferece aos clientes a oportunidade de planejar e se preparar para receber seus pedidos. Eles podem acompanhar a data estimada de entrega e se certificar de que alguém estará disponível para receber o pacote.

Isso ajuda a melhorar a experiência do consumidor e reduz a possibilidade de entregas mal sucedidas.

Suporte ao cliente

Ao rastrear uma entrega, os clientes podem identificar possíveis problemas ou atrasos.

Com isso, é possível entrar em contato com a loja online para obter assistência ou atualizações sobre o status do pedido. Isso permite que a empresa resolva problemas de entrega de forma proativa, fornecendo um bom atendimento ao cliente.

Redução de consultas

Rastrear entregas também pode ajudar a reduzir o número de consultas de suporte ao cliente no e-commerce relacionadas ao status da entrega.

Quando os clientes podem rastrear seus pedidos por conta própria, eles são menos propensos a entrar em contato com a empresa para obter informações básicas sobre a entrega.

Retenção de clientes

Uma boa experiência de entrega, com rastreamento transparente e confiável, aumenta a probabilidade de os clientes voltarem a comprar no e-commerce.

Além disso, a capacidade de rastrear uma entrega aumenta a confiança do cliente na empresa, o que pode levar a recomendações e à fidelidade do cliente.

Quais são os benefícios de oferecer um rastreamento de entregas personalizado?

Adotar o rastreamento de entregas oferece uma série de vantagens para os e-commerces, a destacar:

Maior transparência e confiança na compra

Rastrear entregas de forma personalizada proporciona aos clientes uma experiência mais transparente. Também permite que eles acompanhem o trajeto de suas encomendas de forma individualizada.

Essa visibilidade direta aumenta a confiança do consumidor, pois ele se sente mais informado e envolvido durante todo o processo de entrega.

Acompanhamento personalizado

O rastreamento personalizado permite que os clientes acompanhem o status de suas entregas de forma mais ágil.

Ainda oferece uma experiência interativa e dinâmica, com comunicação via e-mail, SMS e Whatsapp a partir do disparo multicanal.

Essas funcionalidades não apenas atendem às expectativas crescentes dos consumidores, mas também criam um senso de controle sobre a compra. Isso contribui para uma experiência de compra mais positiva.

Facilidade na resolução de problemas e suporte ao cliente

Ao rastrear entregas no e-commerce, a identificação e resolução de problemas logísticos ficam mais eficientes.

Caso ocorram atrasos ou inconvenientes, os clientes e o suporte ao cliente têm acesso a informações detalhadas. Isso facilita a resolução de problemas e a uma gestão de imprevistos mais eficiente e rápida.

Também resulta em um serviço ao cliente aprimorado e a construção de relacionamentos mais sólidos com os consumidores.

Como personalizar o rastreamento de entregas no e-commerce

É possível rastrear entregas no e-commerce seguindo o passo a passo abaixo:

Integração com plataformas de e-commerce

Personalizar o rastreamento de entregas em loja virtual começa com a integração eficiente com as plataformas de e-commerce.

Utilizando um sistema que faça integrações adequadamente, é possível sincronizar de forma automática as informações de entrega. Isso proporciona uma experiência mais fluida para os clientes.

Além disso, garante que os dados de rastreamento estejam sempre atualizados e acessíveis diretamente na plataforma de compra.

Configuração de notificações personalizadas

Oferecer notificações personalizadas é fundamental para envolver os clientes de maneira proativa. Configurar mensagens automáticas, como atualizações de status, estimativas de entrega e alertas de chegada iminente, mantém os consumidores informados de maneira personalizada.

Isso não apenas aumenta a transparência, mas também melhora a experiência do cliente.

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Utilização de uma ferramenta com tecnologia avançada e integrada

A personalização do rastreamento pode ser aprimorada por meio da utilização de ferramentas e tecnologias avançadas.

São exemplos de funcionalidades que podem ser integradas para proporcionar uma experiência de rastreamento mais sofisticada e eficiente:

  • rastreamento em tempo real;
  • análise preditiva de entregas;
  • otimização de rotas.

Além disso, atende às expectativas crescentes dos consumidores no ambiente de e-commerce.

TMS FR e a personalização no rastreio de encomendas

Com o TMS da FR, você tem o total controle da sua operação logística. Isso porque ele permite que a sua equipe explore diversas funcionalidades disponíveis ao conectar:

  • marketplaces;
  • ERPs;
  • integradores;
  • redes sociais;
  • televendas;
  • pontos de venda (PDVs) e quaisquer outros recursos necessários.

Aproveite todos os contratos de frete que você já possui e incorpore novas alternativas de entrega, como:

  • transportadoras;
  • serviços de delivery;
  • motoboys;
  • armários automatizados (lockers) ou;
  • qualquer outro método de forma rápida e descomplicada.

Além disso, também é possível centralizar a administração logística, o rastreamento, os indicadores e a auditoria de faturas de frete em um único local.

A personalização no rastreamento de encomendas é uma estratégia eficaz para aprimorar a experiência do cliente, conquistar o consumidor e fortalecer a marca.

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Com a FR, você tem a flexibilidade de personalizar o rastreamento de encomendas de acordo com suas necessidades.

Viu como é possível rastrear entregas no e-commerce? Ao contar com a Frete Rápido, você tem à sua disposição as melhores tecnologias do mercado, proporcionando aos seus clientes uma experiência de entrega única e memorável. Para conhecer todas as funcionalidades do nosso sistema líder na América Latina, clique aqui.

Head de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o Hub de transporte digital para médias e grandes empresas do comércio eletrônico.

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